O Sebrae Tocantins está presente na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), por meio da 19ª edição da Semana Tecnológica. O evento, que tem a proposta de levar conhecimento, tecnologia e inovação aos visitantes, ocorrerá entre os dias 3 e 8 deste mês. A iniciativa é uma realização do Sindicato Rural de Araguaína e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Além da Semana Tecnológica promover palestras e cursos sobre o agronegócio, também será um espaço para a troca de experiências entre especialistas, produtores rurais e alunos do segmento. A programação é totalmente gratuita e os interessados em participar podem realizar a inscrição por meio da Loja Sebrae.
A gerente do Sebrae em Araguaína, Maikellen Carvalho, ressalta que a instituição proporcionará palestras e capacitações com especialistas em intensificação da pecuária de corte, saúde animal e inovação, fórum de segurança jurídica e fundiária, fórum das águas e aquicultura, produtividade e planejamento sucessório. “Essas iniciativas são essenciais e necessárias para fortalecer o ambiente de negócios e a cadeia econômica do setor na região norte, já que Araguaína realiza uma das maiores exposições agro do Estado e a maior cavalgada do mundo”, pontua a gerente.
Programação
Segunda-feira (03/06) – O primeiro dia começa com Athila Damasceno Martins, da JDM Consultoria. Na ocasião, ele apresenta o programa ABC Corte. Em seguida, Marcione Braga, da Mage Consultoria, conduz a palestra “Intensificação de pastagens: por onde começar?” A tarde José Helder de Andrade Moura, representante do Senar-TO, traz estudos de caso das Fazendas Vale Verde e Modelo em sua apresentação sobre os resultados da intensificação de pastagens. O primeiro dia se encerra com Maurício Palma Nogueira, que abrirá oficialmente a Semana Tecnológica com a palestra “Mercado pecuário: cenário e perspectivas”.
Terça-feira (04/06) – Na terça-feira, as atividades começam com o professor-doutor da UFNT Marco Giannoccaro. O especialista leva a palestra “Leptospirose em equídeos: devo me preocupar?” Logo após, será a vez de entender os “Desafios diagnósticos das doenças carenciais em bovinos”, curso ministrado pelo médico veterinário Francisberto Batista. A programação segue com o médico veterinário João Maia, da Virbac, que aborda sobre “Doenças reprodutivas e seus impactos na pecuária de corte”, seguido pelo Zoot. João Guimarães, que apresenta o Nelore Água Fria – case de sucesso. À noite, o destaque é a Expo Inova, evento focado em inovação no agronegócio.
Quarta-feira (05/06) – Será o dia do 1º Fórum da Segurança Jurídica e Fundiária da Propriedade Rural, as atividades começam com doutor Hércules discutindo Área de Reserva Legal da propriedade rural – licenciamento e insegurança jurídica. Renato Jaime fala sobre Regularização Ambiental e Segurança Jurídica das Propriedades Rurais, seguido por Maria Amélia Fernandino, que aborda o Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural. À tarde, doutor Jordan Timo leva a palestra “A conformidade socioambiental e o sinal verde para o agronegócio tocantinense no mercado global”. O doutor Edmar Teixeira de Paula Junior discute “As possíveis soluções para conflitos agrários e a regularização fundiária e ambiental para o estado do Tocantins”. O dia inclui ainda palestras de Samanta Pineda e uma mesa redonda sobre segurança jurídica e fundiária. Camila Telles encerra o dia com “Agro: o que muitos vivem e poucos conhecem”.
Quinta-feira (06/06) – Neste dia, o público inicia a programação com o “Fórum das Águas”. A palestra foca em conservação, uso múltiplo e oportunidades econômicas. Marta Eichemberger Ummus, da Embrapa, apresenta o “Site aquicultura sistema de informação territorial de aquicultura”. O dia segue com Pablo Spyer com os “principais temas econômicos para o Brasil e para o mundo. As discussões continuam sobre processamento e beneficiamento de pescado, melhoramento genético de peixes e políticas públicas para piscicultores. Por fim, Ana Claudia da UFNT, aborda sobre a Importância da gestão para pequenas propriedades piscícolas.
Sexta-feira (07/06) – Silvia Souto começa a programação com a palestra “Produtividade além do tempo”. E Gabriel Hercos discute planejamento sucessório. Outras palestras incluem Reserva Legal e Biomas em Transição por Pedro Igor Galvão e Holding Rural com Dr. Alex Coimbra. Em seguida ocorre a “Oficina Brasil Mais”, focada em aumentar o faturamento com marketing digital.
Sábado (08/06) – a Semana Tecnológica encerra com o “1º Ruraltur”, dedicado ao turismo rural. As atividades começam com o “Encontro Municipal de Turismo”, seguido pelo “lançamento oficial da Marca Turística de Araguaína”. Neste dia, o público terá a oportunidade de participar de debates sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade e boas práticas no turismo rural, além de discussões sobre pesca esportiva e visibilidade nas vendas de roteiros turísticos.
Certificados
Os participantes podem acessar seus certificados no menu principal da Loja Virtual do Sebrae. Em caso de ausência do certificado, deve-se enviar um e-mail para lojavirtualsebrae@to.sebrae.com.br, informando CPF e nome do evento. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)
Comentários sobre este post