Com o objetivo de escutar os anseios dos estudantes da, 2° fase do Ensino Fundamental, do 6° ao 9° anos, o MEC – ministérios da Educação, em conjunto com a UNDIME e CONSED, por meio das secretarias municipais, estaduais e distritais de educação de todo o país, realizou a SEMENA DA ESCUTA DAS ADOLESCÊNCIAS, com o objetivo de escutar as necessidades dos estudantes, sobretudo, o que eles consideram importante aprender, como aprender, como interagir e participar ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo.
Assim como em todas as unidades escolares do país, a Rede Municipal de Ensino de Lajeado desenvolveu em suas unidades escolares, no período de 20 a 27 de maio, a Semana da Escuta.
De acordo com a secretária de educação, Luíza Brasileiro, a ação visa convidar os alunos para que todos contribuam com a educação do Brasil. “Realizamos rodas de conversa para sabermos como eles gostariam de aprender e como eles se sentem pertencentes ao universo educacional”, disse a secretária.
Os alunos também responderam a uma pesquisa do MEC e deixaram sugestões para o ensino no município. Nas mãos dos estudantes, o poder de ter voz ativa visando contribuir com o ensino e principalmente com a participação dos sujeitos que têm legitimidade no processo de construção dos saberes: os estudantes.
Para facilitar o processo de escuta, os estudantes responderam um QUESTIONARIO desenvolvido pelo MEC, de forma online. E para garantir que todos os estudantes acessassem, as unidades escolares disponibilizaram os SMARTPHONES e LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, doados pela RECEITA FEDERAL seccional do Estado do Tocantins. O município de LAJEADO-TO, através da UNDIME-TO fez parceria com a RECEITA FEDERAL onde a mesma realizou as doações, que vem contribuindo significativamente com o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores e estudantes em sala de aula, promovendo o conhecimento, através da pesquisa. A tecnologia ao alcance de todos os estudantes em prol da inclusão social.
O município recebeu 25 smartphones e 40 computadores. Na avaliação da Secretária de Educação e Presidente da UNDIME-TO, LUIZA BRASILEIRO, essa parceria parte do compromisso social das instituições que prezam pela seriedade e responsabilidade social. Nossa gratidão à Receita Federal, disse.
Escuta para os adolescentes.
MEC, Undime e Consed estão desenvolvendo uma política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental com o programa Escuta das Adolescências e a Semana da Escuta, que tem como metas, ouvir os alunos em relação à aprendizagem e convivência e também levar inovação para as unidades de ensino.
Comentários sobre este post