A saída de Gerson, vendido ao Zenit, da Rússia, não deixará apenas uma vaga em aberto no meio de campo do Flamengo. A braçadeira de capitão também terá um novo dono a partir deste mês. Sob comando de Filipe Luís, dois nomes históricos do Rubro-Negro despontam como favoritos ao posto de líder.
São 51 partidas com Filipe Luís, e Gerson foi capitão em 36 delas. Outros três jogadores já foram responsáveis por vestir a braçadeira na ausência do Coringa: Bruno Henrique, Arrascaeta e Varela.
Jogadores que iniciaram partidas como capitães do Flamengo sob comando de Filipe Luís:
- Gerson: 36 vezes
- Bruno Henrique: 11 vezes
- Arrascaeta: 3 vezes
- Varela: 1 vez
Bruno Henrique e Arrascaeta, portanto, despontam como os principais candidatos ao posto de novo capitão rubro-negro. Não por acaso, são os dois atletas mais longevos do elenco, defendendo o Flamengo desde janeiro de 2019, e maiores campeões da história do clube carioca.
Filipe Luís foi companheiro de Bruno Henrique e Arrasca no Ninho do Urubu e, hoje, os comanda. Ambos têm status de titulares, mas estão no “rodízio” da equipe por controle de minutagem.
Dos 39 jogos do Flamengo na temporada, Arrascaeta disputou 30 – sendo 26 como titular – e soma 2.083 minutos em campo. Bruno Henrique soma os mesmos 30 jogos, mas 20 como titular, e com 1.794 minutos em campo.
O primeiro compromisso do Flamengo após a saída de Gerson é neste sábado (12), contra o São Paulo no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.