A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) está participando do Congresso de Operações Policiais (COP) Internacional; evento de grande relevância para a segurança pública na América Latina. Realizado de 16 a 18 de outubro em São Paulo (SP), o congresso reúne especialistas e profissionais de diversas partes do Brasil e do mundo. O objetivo é promover a troca de experiências e discutir novas práticas operacionais, visando fortalecer a segurança pública no Tocantins.
Durante os três dias de encontro, a equipe técnica da SSP/TO participou de palestras focadas na capacitação profissional e de reuniões e debates voltados para a melhoria dos processos licitatórios, com o objetivo de buscar soluções integradas que atendam melhor às necessidades das forças de segurança no Tocantins.
O secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes, destacou a importância de eventos como o COP Internacional para o fortalecimento e aprimoramento da segurança pública no Tocantins. “A participação neste congresso é fundamental para o aprimoramento das nossas estratégias. Ao longo desses dias de debates e capacitações, tivemos a oportunidade de alinhar nossas práticas com as melhores metodologias disponíveis, o que reforça nosso compromisso com a atualização contínua de nossos métodos operacionais. Isso nos permitirá avançar na eficiência das ações das forças de segurança no nosso Estado “, afirma.
Ainda durante o evento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e da diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FUSP), promoveu diversas palestras e reuniões para profissionais de segurança de todos os estados brasileiros. O objetivo dessas atividades foi fomentar a integração entre as instituições, facilitar a troca de experiências e elaborar uma lista de itens necessários para que as forças de segurança possam desempenhar suas funções com mais eficiência.
O evento também marcou a realização da sétima reunião da Rede Interfederativa dos recursos do FUSP, que teve como pauta principal a integração e o aprimoramento da execução eficiente dos recursos transferidos por meio da modalidade fundo a fundo, visando uma gestão mais eficaz e alinhada entre os entes federativos.