Policiais civis ativos e aposentados, servidores da Secretaria da Segurança Pública e dependentes podem se inscrever para participar do Projeto Segurança em Movimento, ação que visa promover o bem-estar físico, mental e social.
As inscrições para policiais civis e servidores da SSP seguem até a próxima sexta-feira, dia 21.
Já para os dependentes (cônjuge, companheiro ou filhos a partir de 16 anos) estarão abertas entre os dias 24 e 28 de fevereiro.
As inscrições podem ser feitas através do link https://www.to.gov.br/ssp/projeto-seguranca-em-movimento/6bl2kuuvtfa3.
A diretora da Escola Superior de Polícia (Espol), delegada Heloísa Helena Freire Godinho, destaca que o projeto promove ações que incentivam o autocuidado, o preparo físico adequado e o equilíbrio emocional.
“Cuidar dos policiais, servidores e familiares é fortalecer a segurança pública como um todo, garantindo que esses profissionais estejam mais protegidos, saudáveis e preparados para servir a população. Por isso convidamos a todos para aproveitar essa oportunidade, se inscrever e participar da ação.”
Musculação e funcional
Eduardo de Jesus Silva, escrivão de polícia e profissional de Educação Física que atua no projeto, informou que a ação conta com 120 alunos e que as aulas acontecem na Escola Superior de Polícia (Espol) onde são oferecidas as modalidades de funcional e musculação
“Os alunos passam por avaliação física de bioimpedância na qual nós conseguimos ter alguns números, como percentual de gordura, percentual de massa magra e também algumas medidas para que possamos mensurar os resultados que esses alunos terão com o andamento do projeto. A cada 90 dias, nós reavaliamos para saber como está a evolução física deles. O projeto conta com dois professores formados e um estagiário. Caso o aluno prefira fazer os exames e trazer atestado do seu médico particular, ele também pode fazer isso”, explicou o professor.
Lorien Fagundes de Freitas, assistente que trabalha na recepção da SSP/TO, conta que já está há três meses no projeto e os resultados são os melhores.
“Desde que entrei senti uma grande identificação com os objetivos e com a proposta de cuidado que o projeto oferece. O trabalho realizado tem impactado diretamente no meu emocional, trazendo mais equilíbrio e autoconhecimento, além de me ajudar a melhorar a minha concentração e foco. Senti que minha vida ganhou uma nova perspectiva e que, de fato, estou mais conectada com o meu bem-estar físico e mental”, contou.
Novidade: médico na equipe
Para esse ano, o Segurança em Movimento traz uma importante novidade.
O perito oficial e médico do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Rafael Tagori, irá compor a equipe e avaliar os inscritos.
“Vamos realizar avaliações sobre a condição básica da saúde física dos inscritos. Faremos antes do início das atividades e depois os acompanhamentos periódicos’, explicou o médico.
Mudança de horário
A partir do dia 10 de março haverá mudança no horário de funcionamento do programa. A musculação acontecerá das 6h às 12h.
Já das 13h às 19h serão oferecidas as duas modalidades: musculação e funcional.
A Espol fica localizada na Quadra Arse 81 (804 Sul), Alameda 07, Lote 01.