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Seduc Tocantins é indicada para contribuir com a criação das diretrizes nacionais de educação bilíngue para surdos

Indicação ocorreu durante realização do Congresso Internacional e 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Coines)

Da Redação por Da Redação
10/12/2024
em Educação
Tempo de leitura: 1 minutos
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CAS-TO em discussão sobre educação de surdos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins file_download

CAS-TO em discussão sobre educação de surdos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins file_download

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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou da 23ª edição do Congresso Internacional e 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Coines), que ocorreram nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES) no Rio de Janeiro.

Por conta das ações de inclusão apresentadas pela Seduc, desenvolvidas no Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE Inclusão), a pasta foi indicada, juntamente com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), em Brasília, para compor o Grupo de Trabalho (GT) que irá discutir e elaborar as diretrizes que darão norte ao ensino Bilíngue do Brasil.

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O coordenador do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da Seduc, Genisvaldo Rafael Mourão de Almeida, discutiu com representantes de outros estados o tema “Educação de Surdos e Direitos Humanos”.

O coordenador ainda será o representante do CAS-TO na DIPEBS. Para ele, “é importante discutir a política nacional de ensino bilíngue, é mais uma forma de garantir direito e inclusão de todos em uma educação de qualidade com acesso em todo o Brasil”, concluiu Genisvaldo.

Durante os três dias de evento foram realizadas oficinas de arte e cultura surda, sessão de pôster e sessão de comunicação. Tudo voltado para a discussão dos documentos norteadores que atribuem ao CAS, suas funções e objetivos.

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