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Home Educação

Seduc participa de encontro sobre Política Pública de Agroecologia e Produção Orgânica

Evento discutiu os desafios da implementação do ensino sobre agroecologia nas escolas e universidades

Ascom por Ascom
22/02/2025
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
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Representantes da Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Seduc, coordenadores técnicos da Escola Família Agrícola (EFA) de Esperantina e Porto Nacional participaram da reunião - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Representantes da Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Seduc, coordenadores técnicos da Escola Família Agrícola (EFA) de Esperantina e Porto Nacional participaram da reunião - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

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Com o objetivo de ampliar e fortalecer o debate sobre temáticas relacionadas às comunidades do campo, a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) marcou presença no Encontro sobre o Projeto de Lei da Agroecologia e Produção Orgânica. O evento foi promovido pela Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA) e ocorreu nessa quinta-feira, 20, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas.

A reunião contou com a participação de núcleos de agroecologia de universidades públicas e particulares e diversas organizações estaduais, entre eles os representantes da Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Seduc, coordenadores técnicos da Escola Família Agrícola (EFA) de Esperantina e Porto Nacional.

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Durante o encontro, foram debatidos os desafios da implementação do ensino sobre agroecologia nas escolas e universidades, bem como o fortalecimento do mercado de trabalho e da comercialização sob a perspectiva das práticas agroecológicas. Como encaminhamento, foi definida uma agenda de reuniões para ampliar o diálogo e a incidência sobre a Política Pública de Agroecologia e Produção Orgânica.

Para o gerente dos Povos Tradicionais e Educação do Campo da Seduc, Francisco Damiana, eventos como este são fundamentais para a troca de conhecimentos e fortalecimento das práticas pedagógicas nas escolas do campo.

“É de suma importância participarmos dessas integrações com instituições públicas, privadas e movimentos sociais, a fim de alicerçar nossas práticas como educadores e contribuir de forma significativa para a vida dos estudantes. Debates sobre agroecologia nas escolas podem ter grandes impactos sociais, pois ampliam o olhar dos estudantes sobre os alimentos, a agricultura familiar, a natureza e o próprio território. Essa participação agrega ao nosso planejamento estratégico de formação para o ano, beneficiando professores e estudantes das escolas do campo”, enfatizou.

Tags: educação
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