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Home Educação

Seduc discute avanços e desafios da Educação em Tempo Integral em Seminário Regional

Seminário reúne, em Palmas, gestores, educadores e especialistas de estados da região Norte

Da Redação por Da Redação
24/09/2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
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II Seminário de Educação Integral da Região Norte do Brasil, em Palmas - Foto: Nilson Chaves/Governo do Tocantins

II Seminário de Educação Integral da Região Norte do Brasil, em Palmas - Foto: Nilson Chaves/Governo do Tocantins

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Com o tema “A Política de Educação Integral e(m) Escola de Tempo Integral no Tocantins e na Amazônia: experiências em movimento”, Palmas sedia o II Seminário Regional da Região Norte do Programa Escola em Tempo Integral, reunindo gestores, educadores e especialistas entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Pará e da Rede Nacional de Articuladores (Renapet). A coordenação local está sob responsabilidade da professora Rosilene Lagares, da UFT, e envolve representantes de 139 municípios, além de dirigentes e técnicos das Secretarias Municipais de Educação.

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O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu nos últimos meses uma campanha intensa de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que refletiu diretamente na taxa de participação histórica dos estudantes.

Para que os resultados do Saeb sejam considerados válidos e a escola tenha seu desempenho computado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é necessário atingir um percentual mínimo de 80% de estudantes participantes. Nesta edição a educação tocantinense conquistou uma participação expressiva dos estudantes. Do Ensino Fundamental, 96,15% dos estudantes do  5º ano e 95,68% do 9º ano realizaram a avaliação, enquanto no Ensino Médio 95,30% dos estudantes da 3ª série compareceram.

Com o papel de coordenar a mobilização de toda a rede, a Seduc promoveu orientação técnica e suporte pedagógico às escolas com a distribuição de recursos, formações continuadas de professores e o desenvolvimento de projetos educacionais que visam o avanço nos níveis de proficiência. Além disso, também foi lançada uma campanha nas redes sociais para incentivar as escolas da rede estadual a mostrarem a preparação para a aplicação das provas.

A campanha convidou estudantes, professores e gestores a compartilharem suas experiências e iniciativas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais, dando visibilidade às mobilizações e o engajamento estudantil.

As Superintendências Regionais de Educação (SREs) também tiveram um papel importante, atuando como o elo vital entre a Seduc e as unidades escolares, realizando o monitoramento das ações e fortalecendo a confiança no processo.

Nas unidades escolares, as equipes usaram da criatividade para promover ações motivacionais e pedagógicas envolvendo estudantes, professores e até as famílias. Foram realizados mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas, aulões especiais, competições interativas e jogos educativos, com o intuito de revisar os conteúdos de forma mais leve e dinâmica.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, revela que foi gratificante ver o empenho e a energia de cada equipe escolar nesse processo. "O engajamento e envolvimento de toda a comunidade escolar foi um sucesso, e toda essa campanha reflete na participação expressiva dos estudantes. Vamos fazer com que os nossos resultados traduzam verdadeiramente o quanto a gente está trabalhando", afirmou.

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, Maria Eduarda Batista, fazer o Saeb foi uma experiência muito boa e diferente. "A gente se preparou o ano todo, quando vi as questões, percebi que já tinha estudado quase tudo parecido. Durante esse tempo, a escola incentivou a gente o tempo todo, fizemos vários vídeos com os professores, a direção e a coordenação, foi muito legal", comentou.

 

Saeb

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é uma avaliação em larga escala que tem como principal função produzir um diagnóstico abrangente sobre o nível de aprendizagem dos estudantes em diferentes etapas da educação básica nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Participam do exame os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As redes estaduais e municipais utilizam os resultados da avaliação como um espelho da realidade educacional, permitindo que gestores, diretores e professores analisem a série de desempenho e planejem ações pedagógicas específicas, ajustadas às necessidades de cada escola e estudante.

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O Tocantins atualmente possui 101 escolas em tempo integral, sendo 86 de ensino médio, o que representa 18% das unidades escolares do estado. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, o estado lidera o Ensino Médio Integral na região Norte e ocupa a segunda posição no Brasil.

O programa oferece formações híbridas, combinando atividades presenciais e online, para capacitar superintendentes, diretores e gerentes escolares na implementação da política de tempo integral. Esta é a segunda edição do seminário; a primeira ocorreu no último mês de agosto, reunindo gestores para debater estratégias de expansão e aprimoramento do modelo.

Além da capacitação, o evento visa ampliar o número de escolas em tempo integral no estado, apoiar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE), e fortalecer o debate técnico sobre o tema.

A mobilização dos participantes é feita pela Secretaria de Educação do Tocantins, em parceria com a equipe da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A política valoriza o contexto territorial e o projeto de vida dos estudantes, integrando as ações entre município e estado.

Em seu discurso, o secretário executivo da Seduc, Eurípedes Fernandes Cunha, que representou o secretário de Educação Hercules Jackson, destacou a importância da educação integral. “No Tocantins, queremos seguir alinhados ao Ministério da Educação, fortalecendo as políticas e parcerias. A Secretaria está comprometida em trabalhar unida, tanto nas iniciativas internas quanto nas propostas do MEC. Desejo boas-vindas a todos, em nome do governador Laurez Moreira e do secretário Hercules Jackson”, afirmou.

Marcelo Leineker Costa, vice-reitor da UFT, representando a reitora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, ressaltou a presença dos professores no evento. “É gratificante ver docentes engajados em todas as frentes. Na UFT, temos uma reitora educadora. A educação é um ato político, e o Ministério da Educação reafirma seu compromisso político com essa causa”, declarou.

Alexandre Falcão, representante do MEC, celebrou os avanços alcançados. “Celebramos o aumento de matrículas nas escolas em tempo integral, aproximando-nos da meta de uma educação integral com equidade e qualidade. Mais de 90% dos entes já possuem políticas locais. Isso mostra que a educação integral é uma política de estado, que transcende governos”, afirmou.

A secretária municipal de Educação de Palmas, Anice de Souza Moura, falou sobre os desafios da educação integral. “Sabemos o quanto é desafiador oferecer uma educação em tempo integral que atenda às necessidades de professores e estudantes. Precisamos unir forças para garantir os direitos que todos merecem”, concluiu.

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