A Secretaria da Cultura (Secult) e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) celebraram nesta quarta-feira, 18, na sede das pastas, em Palmas, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de promover a preservação, fomento e valorização da cultura dos povos originários e tradicionais do Estado. O documento foi assinado pela secretária-executiva Valéria Kurovski e pelo secretário dos Povos Originários e Tradicionais Paulo Xerente, e reforça o princípio de integração entre pastas, encorajado pela gestão.
“A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins é coirmã da Cultura. Esse acordo vem selar uma parceria que já existe na prática, atendendo à orientação do governador Wanderlei Barbosa de atuação transversal das diversas áreas do governo”, disse a secretária-executiva Valéria Kurovski.
“Essa cooperação transversal visa implementar ações conjuntas que assegurem a articulação e a promoção do fortalecimento das manifestações culturais dos povos originários e tradicionais”, destacou o secretário Paulo Xerente.
Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins
Na oportunidade, também foi discutida a participação da Sepot na Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), um projeto idealizado pela Secretaria da Cultura, com o objetivo de fomentar e difundir não apenas o artesanato tocantinense, sucesso entre compradores nacionais e internacionais em feiras por todo o Brasil, mas a economia criativa local.
A Fenartto será realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contará com uma programação diversificada, que incluirá ainda atrações artísticas, cozinha show, desfiles de moda e painéis temáticos, além do I Seminário de Economia Criativa do Tocantins e do vernissage do I Salão de Artes Visuais.
“Esta é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, para firmamento das políticas voltadas para inclusão e desenvolvimento dos setores culturais do Tocantins. A Fenartto será a culminância de um ano de muito trabalho e de bons resultados para a cultura do Estado”, comentou o superintendente de Fomento e Desenvolvimento da Cultura Antônio Miranda.
Presentes
Também participaram da reunião a assessora institucional Aurielly Painkow (Secult), a chefe da assessoria jurídica Dinara Prado (Secult), a secretária-executiva Cris Freitas (Sepot), o assessor jurídico Hermógenes Sales (Sepot) e servidores da equipe técnica da Secult.