O Secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, reuniu-se, na tarde desta sexta-feira, 14, com representantes da Associação dos Policiais Civis Papiloscopistas do Estado do Tocantins (ASPA) com objetivo de tratar sobre a reestruturação do cargo de papiloscopista em relação a unificação com o cargo de Perito Oficial, conforme previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil.
Durante o encontro, a diretora da ASPA, Neuma Kelen Carneiro Silva, e o vice-presidente José Luiz Pereira Filho, apresentaram ao secretário Bruno, o estudo para a estruturação administrativa do cargo de papiloscopista para se adequar à Lei Orgânica Nacional, que prevê os cargos de Delegado, Perito Oficial Criminal e Oficial Investigador Policial.
Também foi debatido a viabilidade das pautas propostas e que são discutidas há muito tempo em relação a oficialidade do cargo de papiloscopista, garantindo-se assim a segurança jurídica das atividades inerentes ao cargo.
O gestor da SSP/TO ouviu as demandas propostas pelos representantes classistas e demonstrou interesse em alinhar estratégias conjuntas que resultem na viabilidade e atendimento da demanda.
O secretário Bruno afirmou que a SSP/TO está empenhada em realizar as diligências necessárias a fim de buscar a interlocução com os demais órgãos do executivo que devem ser ouvidos no tocante a readequação e realinhamento de cargos para que seja possível saber quais são os posicionamentos a respeito do tema.
Por outro lado, o gestor pontuou que a Segurança Pública tomará todas as providências no sentido de buscar o estudo de impacto, bem como o levantamento da efetiva legalidade através de pareceres jurídicos para que seja possível encaminhar as demandas apresentadas junto ao Grupo Gestor de forma segura.
“O encontro foi muito positivo, pois sabemos que a classe dos papiloscopistas têm suas demandas que são justas e que eles precisam de uma respostas do poder Público. Nesse sentido, vamos buscar as respostas o quanto antes para que essas demandas propostas sejam avaliadas e, dentro do possível, atendidas gerando benefício aos papiloscopistas e a toda a população que é beneficiária dos relevantes serviços prestados por esses profissionais da Segurança Pública”, ressaltou o secretário.
O vice-presidente da ASPA classificou a reunião com o secretário como muito produtiva, já que o gestor da pasta se mostrou sensível às demandas apresentadas e se comprometeu a buscar soluções.
“Quero agradecer ao secretário Bruno pela atenção e cuidado com que recebeu as demandas da papiloscopia e por entender aquilo que é melhor para a segurança pública, dando respaldo e segurança jurídica para o exercício das atividades dos policiais civis no Estado do Tocantins. Dessa forma, saímos daqui satisfeitos e prontos para dar o próximo passo com relação aos nossos projetos”, ressaltou.
A diretora da ASPA, Neuma Kelen também se disse satisfeita com o encontro, visto que foi possível discutir com o secretário Bruno, as pautas da readequação do cargo de papiloscopista e traçar estratégias que resultem em uma ação prática para que as demandas possam ser viabilizadas.
“Agradeço ao secretário Bruno por nos proporcionar a oportunidade de discutir essa demanda que é de grande importância para a classe dos papiloscopistas. Deste modo, saímos daqui com a certeza de que o secretário fará a gestão necessária para que esse pleito da classe dos papiloscopistas seja plenamente atendido, o que sem dúvida, resultará em benefícios a todos os envolvidos”, concluiu a diretora.