Robson Vila Nova Lopes, secretário da educação de Palmas, foi exonerado cinco dias após assumir o cargo. Conforme a prefeitura, a saída aconteceu a pedido do próprio gestor. Uma nova secretária foi nomeada.
A mudança de gestores foi publicada do Diário Oficial de quarta-feira (23). Quem assume a pasta é a pedagoga Anice de Souza Moura.
Anice atuou como gerente de inspeção escolar na Secretaria Municipal da Educação (Semed) e como superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Robson Vila Nova tinha sido nomeado no dia 18 de julho. Logo após o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ter a prisão e afastamento revogados e retornar à Prefeitura de Palmas.
Conforme a prefeitura, Robson encaminhou um ofício ao solicitando a exoneração. “Em tempo, agradeço o convite, a confiança e a oportunidade em servir ao município de Palmas em sua gestão”, diz o documento.
Em resposta, o prefeito afirmou respeitar a decisão.
Mudanças na gestão
Após a decisão Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo foi solto e voltou ao cargo de prefeito. Sua primeira ação foi exonerar os nomeados por Carlos Velozo e devolver aos nomes escolhidos por ele no início do mandato.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo Siqueira disse que faria “justiça aos seus companheiros” exonerados. Em entrevista à TV Anhanguera, o vice afirmou que não existe divisão na gestão.
“Acredito que [a relação com Eduardo Siqueira] vai ser mantida da mesma forma que nós tínhamos. Até porque não vi nenhum problema nas tomadas de decisões que eu precisava fazer. Independente de ser um dia ou dez à frente da prefeitura, eu tomaria decisões pensando naquilo que Palmas precisa e que, logicamente, a cidade merece”, afirmou o vice-prefeito.
Quem é a nova secretária
Conforme a prefeitura, a nova titular da Semed possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins, é bacharel em Direito e mestranda especial em Educação mediada por Tecnologia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Anice é especialista em gestão escolar, administração, supervisão, orientação, inspeção e gestão pública.
A gestora já exerceu diversas funções no poder público estadual e municipal no âmbito educacional, e é autora de importantes projetos educacionais da Capital, como o ‘Palmas Home School’ e o ‘Sistema Integrado de Matrículas de Palmas’.