Palmas viveu, nesta quarta-feira, 1º de outubro, um momento carregado de simbolismo e emoção. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, em 1º e 2º turno, o Projeto de Lei nº 252/2025, de autoria do vereador Folha, que renomeia a Avenida Teotônio Segurado — a mais importante via da Capital — para Avenida Siqueira Campos, em homenagem ao fundador do Estado do Tocantins e idealizador da cidade de Palmas.
O projeto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador e principal responsável pela construção da capital.
Entre as vozes mais emocionadas com a aprovação, esteve a do secretário-chefe de gabinete do prefeito, Carlos Júnior. Natural de Pium, ele recordou sua chegada a Palmas em 1992 e fez um resgate pessoal da transformação histórica vivida pelo então norte goiano após a criação do Tocantins.
“Essa é uma homenagem mais do que merecida. Meu primeiro voto foi em 1998, em Siqueira Campos para governador e em Eduardo para o Senado. É uma emoção muito grande ver o reconhecimento da cidade a quem mudou para sempre a nossa realidade”, declarou, visivelmente tocado.
Carlos Júnior destacou ainda a coincidência significativa da data. Em 1º de outubro celebra-se o Dia do Vereador, justamente o primeiro cargo público ocupado por José Wilson Siqueira Campos, que anos mais tarde se tornaria governador e o grande articulador da criação do Tocantins.
“É uma simbologia muito forte. Quero agradecer à Câmara e a todos os vereadores por esse gesto tão importante para a história de Palmas e de todo o Tocantins”, concluiu.
A aprovação do projeto é vista como um marco de memória e reconhecimento àquele que sonhou e tornou realidade a criação do mais jovem estado brasileiro e sua capital, hoje referência de planejamento urbano e símbolo de esperança para milhares de famílias que escolheram Palmas como lar.
Texto: João Lino Cavalcante