Em reconhecimento a eficiente atuação da Polícia Civil do Tocantins na elucidação das circunstâncias da morte do ex-vice-prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Antônio Leal de Almeida, a Prefeitura de Axixá do Tocantins concedeu aos policiais envolvidos na investigação, uma menção honrosa de autoria do prefeito municipal Auri-Wulange Ribeiro Jorge.
Por meio do Decreto Municipal nº 647/2024, o gestor municipal reconhece os relevantes serviços prestados pela Polícia Civil do Tocantins, que foram de fundamental importância para a identificação e prisão de praticamente todos os envolvidos no bárbaro crime, que ocorreu no povoado Boa Esperança, no município de Sítio Novo, no último sábado, 14, e causou bastante comoção na população local, visto que a vítima era bastante conhecida e querida não somente em Sítio Novo, mas em toda a região.
Desse modo, logo após o crime, a Polícia Civil por meio da equipe da 15ª Delegacia de Sítio Novo, sob a coordenação do delegado Jacson Wutke, deu início às investigações e em menos de cinco dias, o crime estava solucionado com seus autores identificados e presos.
Durante os trabalhos policiais, a PC-TO teve apoio das Polícias Civil do Pará e Militar do Tocantins, que também receberam a menção honrosa da Prefeitura Municipal de Axixá.
Ao conceder a honraria, o prefeito de Axixá ressalta que “a menção honrosa é um reconhecimento oficial do município de Axixá do Tocantins pelo empenho, dedicação e profissionalismo demonstrados, que representam um exemplo de um serviço público de qualidade prestado à sociedade, fortalecendo os pilares da justiça e da segurança.”
No texto da homenagem, o executivo municipal também destaca a dedicação e o zelo incansável da Polícia Civil do Tocantins, pontuando a celeridade como o caso de homicídio foi solucionado e que enche de orgulho e desperta ainda mais a admiração da população pelo trabalho investigativo que é realizado pela Polícia CIvil do Tocantins todos os dias.
Assim, como parte do reconhecimento da comunidade pelo excelente serviço prestado, a Prefeitura Municipal de Axixá entregará uma placa comemorativa à Secretaria da Segurança Pública, na figura de seu gestor, Wlademir Mota Oliveira, bem como ao delegado Jacson Wutke, que está à frente das investigações.
Para o secretário Wlademir Mota Oliveira, a homenagem é sinal do reconhecimento da população pelo esforço e comprometimento da Segurança Pública e da Polícia Civil do Tocantins com a investigação criminal e na busca da responsabilização de todos aqueles que praticam ilícitos em qualquer parte do Estado.
“É com muito orgulho que recebemos essa homenagem concedida pela Prefeitura Municipal de Axixá em virtude do esclarecimento da morte do ex-vice-prefeito de Sítio Novo, o senhor Antônio Leal, que de forma cruel e covarde teve a vida ceifada em plena luz do dia. Agradeço imensamente a homenagem, a qual estendo a todos os policiais civis e militares que trabalharam no caso e dizer da satisfação de poder estar à frente de uma instituição que é responsável por garantir a paz e a segurança de todos os cidadãos tocantinenses”, destacou.
O delegado Jacson Wutke, também homenageado com a menção honrosa, destacou a importância do recebimento da placa comemorativa, sobretudo porque a Polícia Civil trabalha diuturnamente para que nenhum crime fique sem solução e para que todos os autores sejam levados à Justiça para responderem por seus atos.
“Receber essa homenagem é uma grande honra, pois ela reflete o esforço e a dedicação de toda a equipe envolvida na investigação. Para nós, o mais gratificante é poder proporcionar uma resposta rápida e eficaz à sociedade, especialmente aos familiares das vítimas que sofrem com a dor de um crime tão brutal. A elucidação desse caso e a prisão dos responsáveis não são apenas um cumprimento de nossa missão, mas também um alívio para aqueles que confiam no trabalho da Polícia Civil. Conseguir trazer justiça para a família, que sempre acreditou em nossa atuação, é a maior recompensa que podemos ter. Essa homenagem simboliza o comprometimento da nossa equipe em garantir que ninguém fique impune e reforça o nosso compromisso com a segurança e a justiça no Estado do Tocantins.”