Na manhã desta terça-feira, 15, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia Civil (Espol), realizou a abertura da 3ª edição do curso de formação continuada, “Integra PC 2024”. A cerimônia contou com a presença de policiais civis, com o objetivo de aprimorar as habilidades e a atuação dos profissionais da Segurança Pública do Estado.
O curso oferece formação continuada, treinamentos e palestras, com expectativa de atender 150 policiais civis do Estado. A iniciativa propõe fortalecer a capacidade operacional dos participantes, permitindo que atuem de maneira mais eficaz em suas funções.
O curso contará com duas turmas voltadas para delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, com início nesta terça-feira, 15, e término na sexta-feira, 18. Além disso, haverá uma turma dedicada aos integrantes da Polícia Científica, cujas aulas ocorrerão de 23 a 25 de outubro. Todas as aulas serão realizadas na sede da Espol, em Palmas.
Lorena Josephine Oyama, diretora adjunta da Espol, destacou a importância do curso ser ofertado para os policiais do Estado. “O Integra reúne policiais de todo o Estado e é fundamental que levem esse conhecimento para seus colegas quando voltarem para casa. Esse curso veio para que vocês troquem conhecimentos e assim, auxiliem uns aos outros no dia a dia. É importante lembrar que é por meio do aprendizado que enfrentaremos a criminalidade, que se torna mais ousada a cada dia”, destacou.
Emerson Francisco de Moura, superintendente de Inteligência e Estratégia , pontuou que o curso foi pensado para munir o conhecimento dos policiais civis com o objetivo de combater organizações criminosas. O superintendente enfatizou ainda a necessidade do compartilhamento de informações entre os policiais civis. “Nós temos um banco de dados que, atualmente, conta com aproximadamente 1.800 nomes de faccionados. Esse banco é importante para manter cada policial civil informado, independente da sua localização dentro do Estado. Pedimos ainda, que, ao final das investigações realizadas por vocês, nos enviem os nomes para que possamos atualizar o nosso sistema, para assim, garantir que todos os policiais tenham acesso a essas informações”, pontuou.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Jeter Aires, comemorou a evolução na capacitação da Polícia Civil. “Em meus 26 anos de carreira, nunca vi tantos cursos como agora. Capacitações como esta permitem que nossos policiais atendam melhor à sociedade e possam agir da melhor maneira possível. E não se esqueçam de disseminar o conhecimento em suas unidades, para que assim, a Polícia Civil possa oferecer um serviço cada vez melhor para a sociedade.”
O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou a importância da colaboração e do desenvolvimento contínuo. “O curso Integra PC 2024 tem como objetivo promover a integração entre vocês, facilitando a construção de laços e a troca de conhecimentos valiosos para suas carreiras e vidas pessoais. Anteriormente, cada um permanecia em sua região, e o policial atuante no Bico do Papagaio muitas vezes não conhecia seus colegas do sul do Estado. Além de compartilhar conhecimento, queremos que vocês desenvolvam relacionamentos sólidos, para que, ao precisarem trocar informações, saibam a quem recorrer em cada unidade. Dessa forma, contribuímos para fortalecer a Polícia Civil”, finalizou o secretário.
Integra PC tem o objetivo de capacitar cerca de 150 profissionais da Polícia Civil.JPG – Larissa Mendes / Governo do Tocantins file_download
Segurança Pública realiza cerimônia de abertura da 3ª edição do Integra PC.JPG – Larissa Mendes / Governo do Tocantins file_download