Jordania Negreiros/Governo do Tocantins
Com ações voltadas à valorização da mulher empreendedora, a Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) marcou presença na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2025), realizada entre os dias 13 e 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. Ao longo da programação, o estande da SecMulher recebeu expositoras de diferentes regiões do estado e promoveu rodas de conversa, palestras sobre autonomia econômica e fortalecimento feminino no campo e na cidade, e violência contra a mulher.
A secretária Berenice Barbosa, destacou a importância da presença institucional no evento. “Nossa participação na Agrotins 2025 reforça o compromisso do Governo com o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres tocantinenses. Foi gratificante ver tantas empreendedoras ocupando esse espaço, compartilhando suas histórias e acessando conhecimento. Mais do que vender produtos, elas mostraram que são protagonistas da própria trajetória e que, com apoio e visibilidade, podem ir ainda mais longe”, afirmou a gestora.
Entre as expositoras, a artesã Regina da Mata, da cidade de Almas, participou pela primeira vez da Agrotins com uma vitrine de bijuterias artesanais e avaliou de forma positiva a experiência. “Para mim é uma fonte de renda extra. O apoio da Secretaria da Mulher foi fundamental, pois é minha primeira vez visitando a feira. Além de participar como empreendedora, tive a oportunidade de aumentar meu conhecimento por meio das palestras. O espaço contribuiu muito, pois agora tenho mais seguidores no instagram e vou até criar uma loja virtual para atender pedidos. Muitas clientes gostaram dos produtos e, se não fosse por meio da Secretaria, eu não teria essa oportunidade. Minha história nunca mais será a mesma. Estou cheia de expectativas e muito feliz”, compartilhou.
“Foi uma oportunidade incrível de apresentar nosso trabalho, realizar vendas e conhecer muitas pessoas. Ficamos encantadas com o acolhimento e a gentileza de todo o pessoal da Secretaria da Mulher. Nosso grande desafio é vender nossa produção, e essa participação nos garantiu vendas agora e abriu portas para futuras parcerias. Voltamos para casa cheias de esperança”, destacou Patricia Noleto, integrante do Coletivo de Mulheres Maria Criativa, de Araguaína.
A programação contou com diversas ações ao longo da semana. No dia 13, houve oficina de defesa pessoal com Paula Guimarães e a presença da escritora Eduarda Barros, que autografou exemplares do seu livro e compartilhou sua história de vida. No dia 14, o público participou de um bate-papo inspirador com a empresária Joelma Calixto sobre o cuidado com a saúde da mulher. A programação seguiu com palestra sobre violência doméstica, realizada pela Ouvidoria da Mulher, em parceria com o Tribunal de Justiça, com a participação do delegado Fábio Augusto Simon, da Polícia Civil.
No dia 15, aconteceram momentos de reflexão com a palestra sobre Linhas de Crédito Fundiário, promovida pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e um bate-papo sobre feminicídio, conduzido pela Diretoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Devim) da SecMulher.
Todos os dias, o estande contou com a presença da Farmácia Biovida, que ofereceu gratuitamente aferição de pressão arterial e testes de glicemia, contribuindo com o cuidado à saúde de quem passou pelo local.
Pensado para acolher mulheres e famílias, o espaço ofereceu fraldário e sala de amamentação, proporcionando conforto e estrutura adequada para receber mães com suas crianças.
Durante os cinco dias de feira, o estande da Secretaria esteve aberto ao público com a divulgação dos principais projetos institucionais, apresentação do aplicativo Salve Mulher, exposição de produtos regionais feitos por mulheres empreendedoras e inscrições para a Feira de Empreendedorismo Feminino. Também foram realizados serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia em parceria com a Farmácia Biovida, além de atrações culturais.
O estande recebeu a visita de autoridades, representantes de secretarias municipais de diversas cidades, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).