A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está participando do Encontro Nacional de Gestores e Conselheiros de Promoção da Igualdade Racial, que ocorre entre os dias 16, 17 e 18 de outubro, em Brasília (DF). O evento, organizado pelo Ministério da Igualdade Racial, tem como objetivo principal promover o debate sobre a atualização da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PNPIR), além de fortalecer as políticas públicas de combate ao racismo em todo o Brasil.
Durante os três dias de programação, o encontro reúne gestores, conselheiros e representantes de diversos órgãos governamentais e conselhos dedicados à promoção da igualdade racial. A agenda inclui a discussão de marcos normativos importantes para o setor, como a revisão de portarias ministeriais que regulam o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), e o processo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Sérgio Roberto Alves, presente no evento, destacou a importância da adesão dos municípios tocantinenses ao Sinapir. “É fundamental que os 139 municípios façam parte do Sinapir, especialmente através da constituição de conselhos municipais”, enfatizou.
O secretário executivo do Cepir e assessor técnico da Superintendência de Direitos Humanos e Política sobre Drogas, Chris Teixeira, também esteve presente e reforçou a essencialidade dos municípios integrarem o Sistema. “Estamos aqui para fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que precisa ser implementado e adotado por todos os municípios do Tocantins, garantindo que as políticas de igualdade racial sejam realmente efetivadas em nosso estado”, destacou.
Sinapir
O Tocantins aderiu ao Sinapir em 2020, marcando um importante passo na luta pela equidade racial. Desde então, o Cepir tem atuado de forma constante para que os 139 municípios tocantinenses também integrem o Sistema, fortalecendo a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial em todas as regiões.