Entre os dias 26 e 28 de março, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcou presença no Município de Gurupi para promover mais uma etapa de capacitações voltadas à prevenção à violência doméstica.
O encontro reuniu profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, como educadores sociais, professores, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, no auditório Mauro Cunha. O evento foi de grande relevância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção dos direitos da criança, do adolescente e das famílias, bem como para garantir um ambiente mais seguro e acolhedor, sobretudo para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Rejane Pereira, explicou que esta é a terceira etapa da formação que está sendo ofertada para profissionais que atuam nos 139 municípios e ressaltou que durante as capacitações há trocas de experiências entre os profissionais.
“Durante o evento, profissionais de diversas áreas puderam se capacitar e trocar experiências, promovendo uma rede de apoio integrada que contribuirá para o enfrentamento da violência em nosso Estado. As discussões e os conteúdos abordados reafirmaram nosso compromisso com a proteção dos direitos fundamentais e com a promoção de uma cultura de paz, respeito e cuidado às nossas crianças”.
Programação
Desta vez, a capacitação abrangeu os municípios da região sul do Estado, como Aliança do Tocantins, Alvorada, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Cariri, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, Sucupira, Talismã e Araguaçú.
A programação teve mais de 150 inscritos, e além de demais palestrantes, contou com a participação da titular da 9ª Promotoria da Infância e Juventude de Gurupi, Ana Lúcia Bernardes, que enfatizou e a importância da utilização da ferramenta Sipia CT, sistema web de informações e dados coletados a nível nacional sobre violações de direitos de crianças e adolescentes.
Presenças
Marcaram presença na abertura da formação, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes; a Secretária Municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, e o Comandante da Polícia Militar do Município, W Costa.