Pelo quinto ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) leva à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) o estande da Polícia Penal (PP). Desde terça-feira, 13, estão sendo expostos itens produzidos por custodiados do Sistema Penal, bem como ocorrem demonstrações dos grupos especializados da PP. O espaço recebe visitantes que buscam conhecer o trabalho desenvolvido pela Força de Segurança e ações que oferecem a chance de ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Além dos produtos expostos, a Seciju contribuiu com a preparação da Agrotins 25 Anos, por meio da disponibilização de mão de obra carcerária, com o trabalho de 20 custodiados da Unidade Penal de Porto Nacional. Os serviços realizados foram reformas, montagem, limpeza, serralheria, jardinagem e paisagismo.
No estande, localizado no Pavilhão do Desenvolvimento, estão expostos até o próximo sábado, 17, artesanatos, bonecas, vasos de artefatos de concreto, mesas, poltronas, pufes, dentre outros itens, que chamam a atenção de quem passa pelo local. Os policiais têm ainda a oportunidade de repassar à sociedade a importância do trabalho realizado dentro das unidades.
“É essencial o serviço social que a Polícia Penal tem feito para oportunizar maior empregabilidade, ressocialização, reintegração e remição aos homens e mulheres privados de liberdade. O estande da PP aqui na Agrotins é uma ocasião que, a cada ano, estamos aproveitando melhor para isso: levar às pessoas um pouco do que realizamos dentro das unidades, fruto de cursos profissionalizantes ofertados”, explicou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, que esteve no estande ao lado do secretário interino de Cidadania e Justiça, Bruno Azevedo.
Grupos especializados
No local, também estão sendo realizadas demonstrações de alguns dos grupos especializados da Polícia Penal. Nesta quinta-feira, 15, a Central de Monitoramento Eletrônico de Palmas (CME) esteve no estande. Estudantes e visitantes em geral puderam ver de perto os equipamentos utilizados para monitoramento de pessoas em cumprimento de medidas ou alternativas, além de medidas protetivas. Itens como tornozeleiras eletrônicas e drones foram expostos.
O dia também contou com exposição e degustação de itens de panificação preparados por pessoas privadas de liberdade nas unidades penais. Os alimentos, como pães, bolos e salgados, são frutos de cursos profissionalizantes ofertados aos detentos.
Já nesta sexta-feira, 16, o Núcleo de Operações com Cães (Noc) participa, com demonstração das ações realizadas com cães treinados e mantidos pela Polícia Penal. O grupo é referência em ações nas operações de movimentação de pessoas privadas de liberdade, apreensão de ilícitos, intervenções policiais, patrulhas, escolta de alto risco, busca e captura, apreensão de ilícitos, além do apoio a operações de forças de segurança coirmãs, dentro e fora do Estado.
Direitos Humanos
A Superintendência de Direitos Humanos e Política de Drogas da Seciju também está realizando ações na Feira. Os servidores estão explicando aos visitantes sobre os conselhos e comitês, além dos contatos disponíveis para qualquer denúncia relativa a violações de direitos humanos.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.