A Secretaria da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional e da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, realizou na quarta-feira, 29, a formatura da 3ª turma do curso de Construção Civil, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.
A iniciativa faz parte de um projeto financiado pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) cujo objetivo principal é capacitar os custodiados para o mercado de trabalho, proporcionando uma nova perspectiva de futuro e contribuindo para a redução da reincidência criminal.
Com uma carga horária de 240 horas, o curso foi realizado na modalidade de Monitoria PPL (Pessoa Privada de Liberdade), ministrado por um custodiado especialista na área de construção civil e contou com a participação de 20 custodiados.
Durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática e construíram um galpão de concreto que abrigará as oficinas de trabalho e os cursos profissionalizantes da unidade.
Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, essa abordagem não apenas capacita os internos para o mercado de trabalho, mas também reforça valores como disciplina, comprometimento e cooperação.
“Aproveitamos a habilidade profissional do custodiado, elegendo-o como monitor e incentivando o aprimoramento e desenvolvimento de seu trabalho como mestre de obras. Mostramos que, mesmo em uma ”cadeia”, é possível desenvolver em comunidade uma parceria de respeito, seguindo princípios de hierarquia de trabalho e o resultado final do curso foi a construção do galpão”, declarou o superintendente.