Os preparativos para a maior feira agrotecnológica da Região Norte, a Agrotins, já iniciaram, e a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), é mais uma vez parceira na próxima edição, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional.
A Pasta está disponibilizando a mão de obra de custodiados durante a preparação do espaço para receber visitantes e expositores.
Com foco na reintegração social de pessoas privadas de liberdade, a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso viabilizou a participação dos custodiados e a Polícia Penal tem escoltado os 10 internos da Unidade Penal de Porto Nacional que iniciaram os trabalhos desde a última semana de janeiro e vão até as vésperas da Agrotins.
Eles estão atuando na limpeza, capina, serralheria e montagem de espaços e das estruturas do Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, que sedia a Feira.
Além do trabalho manual prestado pelos custodiados, o Sistema Penal tocantinense dispõe de um stand durante o evento que ocorre em maio, para exposição de produtos e artesanatos produzidos com mão de obra carcerária realizada nas Unidades Penais do Estado.
Para o superintendente, Rogério Gomes, “a Agrotins fomenta a reintegração social, possibilita a remição de um dia de pena a cada três dias trabalhados, e é um portal de oportunidades para pactuação de acordos de cooperação com órgãos públicos e busca de investimentos da iniciativa privada no sistema penal tocantinense”, disse.