Santa Catarina amanheceu nesta terça-feira (1) com mínimas negativas em 20 cidades. Urupema, na Serra, registrou a menor temperatura do estado, com -5,9°C, segundo dados da Defesa Civil e da Epagri/Ciram.
Outros municípios da Serra também enfrentaram temperaturas extremas. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -5,0°C, já Urubici teve mínima de -4,4°C, enquanto Painel e Água Doce chegaram a -3,4°C e -2,3°C, respectivamente.
A cidade de Bom Jardim da Serra marcou -6,8 °C e amanheceu com vegetação de baixo de neve.
Segundo a Defesa Civil, o frio é provocado por uma intensa massa de ar polar que avança pelo Sul do Brasil, mantendo as temperaturas em declínio acentuado até pelo menos a manhã de quinta-feira (3).
As regiões mais afetadas são aquelas em altitudes superiores a 700 metros, onde as mínimas variam de 0°C a -6°C, podendo alcançar até -8°C no Planalto Sul. No litoral, as temperaturas mínimas oscilam entre 0°C e 8°C.
A condição climática favorece a formação de geada, desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul. Em outras regiões, como Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, a geada pode ocorrer de forma mais isolada.
A Defesa Civil também alerta que os dias mais gelados desta onda de frio devem hoje e quarta-feira (2). Mesmo com a presença do sol em parte do estado, as máximas não devem passar dos 14°C.
No Grande Oeste, os termômetros não ultrapassam os 10°C. Já do Planalto ao Litoral, o tempo será marcado por muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada, com máximas entre 9°C e 13°C — ainda menores nas áreas mais elevadas.
Veja as 20 cidades do estado que ficaram abaixo de zero:
- Urupema: – 5.9
- São Joaquim: – 5.0
- Urubici: – 4.4
- Painel: – 3.4
- Água Doce: – 2.3
- Campo Belo do Sul: – 2.1
- Bocaina do Sul: – 1.9
- Tangará: – 1.6
- Rio Rufino: – 1.3
- Lages: – 1.2
- Anchieta: – 1.2
- Palmeira: – 1.2
- Criciúma: – 0,7
- Zortéa: – 0.5
- Caibi: – 0.4
- Celso Ramos: – 0,3
- Maravilha: – 0.2
- Fraiburgo: – 0.2
- Bom Retiro: – 0.2
- Campos Novos: – 0.1