A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 15, duas requisições administrativas para a aquisição de medicamentos e insumos de enfermagem e odontológicos, visando o abastecimento da rede pelo período necessário para organização dos processos licitatórios para atendimento habitual da rede.
A medida é necessária, pois ao assumir o comando da pasta, a secretária municipal de Saúde constatou que o estoque de medicamentos e insumos estava com cerca de 55% dos itens em falta.
Desta forma, comprometendo a continuidade dos serviços de saúde.
A Portaria Nº 022/2025 requer que as empresas requisitadas forneçam 133 itens de enfermagem, como agulhas, algodão, fios de sutura, sondas e luvas, entre outros.
A mesma empresa também deverá fornecer 61 insumos odontológicos, como anestésicos, brocas, cimento cirúrgico, seringas e discos de lixa para acabamento de resina, entre outros produtos.
Para a aquisição dos medicamentos, a Portaria Nº 023/2025 também solicita que as empresas forneçam 197 tipos de medicamentos, como cefalexina (antibióticos), diazepam (10 mg e 5 mg) para tratar ansiedade, dipirona em comprimidos e gotas, losartana para reduzir a pressão alta e loratadina para alívio de sintomas associados à rinite alérgica, entre outros.
Planejamento
A Semus já está desenvolvendo um planejamento completo para oferecer uma solução definitiva e garantir um sistema de reposição contínuo nas unidades de saúde, a fim de evitar novas interrupções nos estoques de medicamentos e insumos.
As listas completas dos insumos e medicamentos contratados de forma emergencial podem ser conferidas aqui entre as páginas 14 e 20.