Levar aos servidores a oportunidade de cuidar da saúde por meio da prevenção foi o objetivo da ação realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Centro de Valorização à Saúde e Segurança do Servidor (CVS), com foco na campanha Novembro Azul.
A atividade, que ocorreu na sexta-feira, 22, contou com muita troca de experiências, esclarecimentos, palestras e orientações, voltadas especialmente à prevenção do câncer de próstata.
Os participantes foram recepcionados pela equipe do CVS, com serviços de saúde como o teste de bioimpedância, que proporciona uma avaliação completa quanto à composição corporal.
Os homens puderam ainda aferir a pressão arterial e ter acesso à degustação de produtos de suplementação alimentar, expostos por empresas parceiras.
Ao iniciar a ação, o secretário executivo da Seciju, Hélio Marques, deu as boas-vindas aos presentes e refletiu sobre questões sociais impostas aos homens, que os fazem deixar de cuidar da própria saúde.
“Esse é um momento importante, a gente sabe que a saúde do homem em tese é pouco discutida, em razão de questões culturais, de que não precisamos de cuidados. A gente percebe essa resistência quanto ao exame de prevenção, e isso é uma situação preocupante. Sabemos que se não tivermos saúde, não conseguimos desenvolver o nosso trabalho. Então essa ação é de grande relevância, pois a nossa pasta, que atua também com sistemas de privação de liberdade, é um trabalho árduo, e nós também precisamos nos cuidar”, ressaltou.
Entre as autoridades presentes, estiveram ainda o superintende de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes; o gerente do Sistema Socioeducativo, Jardel Alves, que no ato representou a superintende de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroíldes Miranda, além de policiais penais, agentes socioeducativos e gerentes que atuam na Pasta.
Palestras
A principal palestra do evento foi ministrada pelo médico urologista Marcelo Martins, que possui vasta experiência em relação à saúde masculina. Ele abordou temas centrais e desvendou questões culturais relativas ao câncer de próstata.
“Acho interessante estar aqui com vocês para poder passar um pouco de informações, para tentar desmistificar algumas coisas que existem, como falar de saúde do homem, tentar fazer vocês se preocuparem um pouco mais”, ressaltou o palestrante, se dirigindo aos servidores.
A atenção à saúde masculina também foi assunto da palestra do psicólogo da Junta Médica do Estado, Flávio Barros, que teve como lema ‘O silêncio dos homens: um olhar sobre a saúde mental masculina’.
“Na minha trajetória sempre atendi mais mulheres que homens e decidi me debruçar um pouco mais, para entender esse universo masculino, que tem maior resistência quanto à receptividade. Os homens ainda ocupam mais cargos superiores, mas quando se trata de saúde, ainda vive no comodismo“, frisou o profissional.
Além das palestras, o momento contou ainda com sorteio de diversos brindes que animaram os participantes. Um deles foi o servidor Clauderlei Oliveira, do Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip), de Palmas. Ele frisou que a palestra foi motivadora.
“O evento foi bem interessante, achei um forte potencializador de incentivo, pois o que foi dito no que concerne à saúde dos homens se aplica muito a mim, tudo foi verdade, no tocante à timidez, retração e dificuldade que a gente tem em se abrir ou conversar sobre a nossa saúde. A gente saiu mais incentivado, mais potencializado ao cuidado, e é muito bom isso, a gente espera que aconteçam mais vezes”, avaliou.