segunda-feira, 22 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Saúde amplia vacinação contra HPV para quem usa PrEP

A profilaxia pré-exposição ao HIV é indicada para pessoas a partir dos 15 anos que são sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção pelo vírus

por CNN
04/07/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Existem, atualmente, dois tipos de vacina contra herpes-zóster: a atenuada e a recombinada inativa • Luis Alvarez/GettyImages

Existem, atualmente, dois tipos de vacina contra herpes-zóster: a atenuada e a recombinada inativa • Luis Alvarez/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos, passaram a integrar o público-alvo para vacinação contra o HPV no Brasil. A orientação consta em nota técnica publicada nesta quarta-feira (3) pelo Ministério da Saúde.

Segundo o documento, o grupo deve receber a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Nesse caso, o esquema indicado é de três doses, com intervalos de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda.

ARTIGOSRELACIONADOS

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 27 anos de serviços prestados à população tocantinense e consolida trajetória de referência em saúde materno-infantil.

Hospital e Maternidade Dona Regina completa 27 anos como referência em saúde materno-infantil no Tocantins

22/06/2026
Juan Gaertner/Science Photo Library/Getty Images

 Pacientes com ELA podem levar até 16 meses para ser diagnosticados

22/06/2026

Usuários de PrEP com esquema completo de vacinação contra o HPV não devem ser imunizados novamente. Já usuários de PrEP que já foram imunizados contra o HPV, mas estão com esquema incompleto, devem completar as três doses.

Para ser imunizado, basta procurar uma sala de vacina da rede pública e apresentar algum tipo de comprovação de que faz PrEP, incluindo formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento ou mesmo o próprio medicamento.

Quem pode tomar

Até então, o público-alvo para vacinação contra o HPV incluía:

  • Crianças e adolescentes de 9 e 14 anos, com esquema de dose única;
  • Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos, incluindo pessoas que vivem com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados, com esquema de três doses;
  • Pessoas de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual, com esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos (intervalo de seis meses entre elas) e de três doses para os de 15 a 45 anos (intervalos de dois meses após a primeira e de quatro meses após a segunda).

O Ministério da Saúde informou que “oportunizar o acesso à vacina HPV4 para usuários de profilaxia pré-exposição de risco à infecção pelo HIV pode ser considerada uma ação com impacto na prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV, principalmente o câncer anal, nas populações que são desproporcionalmente afetadas por essas neoplasias”.

A nota técnica esclarece que estudos realizados na França, por exemplo, apontam alta prevalência de HPV em usuários de PrEP. “Destaca-se, ainda, que a oferta da vacina HPV aos usuários de PrEP amplia o acesso à prevenção e ao tratamento das IST [infecções sexualmente transmissíveis] aplicadas no âmbito individual e coletivo”.

“A ampliação do público-alvo para vacinação, aos usuários de PrEP, sem prejuízo à população inicialmente coberta pela indicação da vacina é fundamental para prevenção dos cânceres diversos causados pelo HPV”, conclui o documento.

PrEP

A profilaxia pré-exposição ao HIV consiste na tomada de medicamentos antirretrovirais de forma preventiva, com a finalidade de permitir ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A estratégia começou a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no fim de 2017.

No Brasil, a PrEP está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal maior ou igual a 35 quilos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção por HIV.

O ministério cita como “populações-chave” para PrEP: gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadoras do sexo, pessoas privadas de liberdade, pessoas trans e pessoas que usam álcool e outras drogas. Menciona, ainda, como “população prioritária” para PrEP: negros, adolescentes e jovens, indígenas e pessoas em situação de rua.

No serviço público, a PrEP pode ser prescrita por enfermeiros, farmacêuticos e médicos da atenção primária à saúde ou de serviços especializados. Existem, atualmente, 939 unidades dispensadoras da profilaxia em 540 municípios brasileiros.

Dados do ministério indicam que, em março de 2024, cerca de 85 mil pessoas estavam em uso de PrEP no país, sendo 82% HSH; 3,2% mulheres trans/travestis; e 6,7% homens cisgêneros (termo usado para definir pessoas que se identificam com o gênero ao qual está associado o sexo biológico).

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível associada a verrugas anogenitais e ao desenvolvimento de cânceres como de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A transmissão também pode acontecer por meio do contato direto com pele ou mucosa infectada e, portanto, mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Majoritariamente, a infecção por HPV tem resolução espontânea no prazo de um a dois anos após a exposição. A infecção persistente, entretanto, pode evoluir para quadros de câncer.

Dentre os 12 tipos oncogênicos descritos de HPV, o 16 e o 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero e mais da metade dos demais cânceres relacionados ao vírus, enquanto os tipos 6 e 11 respondem por cerca de 90% dos casos de verrugas genitais.

O ministério alerta que a infecção por um determinado tipo viral não impede a infecção por outros tipos de HPV, quadro caracterizado como infecção múltipla.

Anterior

Remédio para diabetes e obesidade pode elevar risco de cegueira rara, diz estudo

Próximo

Traficante preso no Jacarezinho treinava com colete e fuzil em esteira

Próximo
Segundo a polícia, William Sousa Guedes, o Corolla, integra o Comando Vermelho e é responsável pela guerra com facções rivais na Vila Isabel, zona norte do Rio. Reprodução

Traficante preso no Jacarezinho treinava com colete e fuzil em esteira

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Prazo para declaração obrigatória de informações pecuárias encerra em 30 de junho

22/06/2026
Esportes

Brasil treina com Neymar e sem Alisson antes de jogo contra a Escócia

22/06/2026
Esportes

Messi passa Klose e se isola como o maior artilheiro da Copa do Mundo

22/06/2026
Esportes

Ex-Santos e Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda é anunciado pelo Racing

22/06/2026
Agricultura e Pecuária

Altas dos preços do feijão têm repasse gradual ao consumidor

22/06/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II

22/06/2026
Palmas

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
Palmas

Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

22/06/2026
Tocantins

Tocantínia vence Batalhão no primeiro confronto da final e confirma o favoritismo para ganhar o título do Copão Regional Centro

22/06/2026
Tocantins

Tocantins Parcerias concorre ao Prêmio IEL de Talentos com projeto de estágio inovador

22/06/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II
  • Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef
  • Prefeitura inicia programa de manutenção das estradas rurais de Palmas 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro: em meio a rumores de saída, Kaiki se reapresenta na Toca II

22/06/2026
Aldenes Lima

Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Palmas receberá premiação da Unicef

22/06/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.