No fim da janela de transferências, o São Paulo anunciou a contratação do lateral-direito Mailton, que estava na Chapecoense.
O Tricolor oficializou a chegada do novo reforço nesta segunda-feira (1).
O defensor assinou vínculo com o clube paulista até 31 de dezembro de 2027.
“O Mailton é um jogador que chamou a atenção da nossa análise de mercado e vai nos ajudar a deixar o elenco ainda mais forte. Acredito muito no potencial do São Paulo neste ano, que com o esforço de todos, vai conseguindo manter o nosso time competitivo em duas competições”, disse o presidente Julio Casares.
Em 2025, Mailton disputou 30 partidas pela Chapecoense, entre Campeonato Catarinense e Série B do Campeonato Brasileiro, acumulando sete gols e nove assistências.
Apesar de ser lateral-direito, o atleta estava nas primeiras posições da lista de artilharia da segunda divisão nacional.
Mailton estava na Chape desde o ano passado, emprestado pelo Metalist, da Ucrânia.
Problemas para o anúncio oficial
Mailton já havia se acertado com o São Paulo na última semana, mas a confirmação da contratação ainda não havia acontecido por conta de problemas do Metalist-UCR (dono do passe do atleta) com a Fifa.
Os ucranianos sofrem com três punições da entidade máxima do futebol. Como o defensor estava emprestado para a Chapecoense, era preciso que o acordo pela cessão fosse rescindido, com Maílton sendo novamente registrado no Metalist, repassando o atleta ao São Paulo.
Após resolver as pendências, o Tricolor pôde finalmente anunciar o novo lateral-direito.
Encaixe no elenco do São Paulo
O São Paulo se aprofundou na busca por um reforço para o setor desde a saída de Igor Vinícius, que foi para o Santos.
Maílton disputará posição com Cédric Soares — um dos destaques do time na classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, contra o Atlético Nacional — e o garoto Maik, das categorias de base.
O novo contratado se encaixa no sistema de jogo preferido do técnico Hernán Crespo, com três zagueiros e dois alas. O jogador atuou dessa forma na Chapecoense, que é comandada pelo treinador Gilmar Dal Pozzo.
“É uma sensação inexplicável estar aqui. É fruto do trabalho. Eu vinha fazendo uma grande temporada e, graças a Deus, surgiu o interesse do São Paulo, um dos maiores clubes do mundo. Estou muito realizado e espero dar muitas alegrias para o nosso torcedor”, comemorou Mailton.
Carreira de Mailton
Mailton iniciou sua trajetória na base do Palmeiras. No rival, realizou a sua estreia profissional em amistoso contra a própria Chapecoense, em 2017, antes de ser emprestado para o Santa Cruz.
O lateral-direito ainda passou por Mirassol, Operário Ferroviário, Atlético-MG e Coritiba antes de chegar ao futebol ucraniano, em 2021.
Do Metalist, foi emprestado para a Chapecoense em 2022, para a Ponte Preta em 2023 e novamente para o clube de Chapecó em 2024, quando iniciou a melhor fase da carreira.