O Santos fechou julho com 820 mil novos seguidores nas cinco principais plataformas digitais, alcançando a marca de 25 milhões de inscritos combinados.
O desempenho colocou o clube na liderança mensal do Ranking Digital do IBOPE Repucom e ampliou para 1 milhão a vantagem sobre o Palmeiras na disputa pelo terceiro lugar geral entre os times brasileiros mais seguidos.
O crescimento no período iguala o desempenho do Flamengo durante o Mundial de Clubes, quando o time rubro-negro registrou 858 mil novos seguidores em um único mês. Para a diretoria santista, os números reforçam o posicionamento da marca no mercado nacional e internacional, com impacto direto na valorização de patrocinadores e parceiros comerciais.
Segundo Caio Lacerda, diretor de marketing do clube, o resultado é fruto de uma estratégia focada em performance e adaptação às tendências das plataformas.
“Temos um time dedicado a entender as tendências das plataformas e produzir conteúdos que conectam o Santos com diferentes públicos, sem perder a essência do clube. Esse avanço fortalece nosso posicionamento de marca global e cria valor para os nossos patrocinadores, que passam a ter ainda mais visibilidade em um ambiente altamente engajado”, disse.
A força do Santos nas redes também se apoia na imagem de seus ídolos. O estudo “Top 100 Personalidades Brasileiras Mais Influentes no Instagram em 2025”, da Zeeng, coloca Neymar na liderança, com 230,8 milhões de seguidores, engajamento médio de 3,01 milhões e taxa de engajamento de 1,31%. Ícone do clube, o atacante segue como um dos principais vetores de conexão com torcedores em todo o mundo.
Para o presidente Marcelo Teixeira, a presença do jogador amplia o alcance da marca, mas não é o único fator para o crescimento.
“Ter o Neymar com a gente, no auge de sua influência global, potencializa tudo. Mas o crescimento do Santos é uma construção coletiva. Estamos investindo em comunicação, relacionamento com os torcedores, internacionalização da marca e novas parcerias comerciais”, afirmou.