O Fluminense tem um trunfo a seu favor na negociação envolvendo o colombiano Santiago Moreno. Isso porque o jogador tem um acordo verbal com o Portland Timbers, dos Estados Unidos, para ser liberado nesta janela de transferência caso chegue uma proposta que seja do seu agrado e atenda a questões acordadas. A do Tricolor se adequa a estes quesitos.
Inclusive, Santi Moreno já manifestou que tem o desejo de se transferir para o Fluminense. As conversas entre o Tricolor e o Portland Timbers caminham positivamente e há a expectativa de que a operação seja finalizada até o final desta semana.
Na última quarta-feira, o Portland goleou o Atletico San Luis por 4 a 0, pela Leagues Cup. Santiago Moreno começou como reserva devido as negociações, mas entrou no segundo tempo e anotou duas assistências.
Inicialmente, a diretoria tricolor apresentou uma primeira proposta para os americanos na casa de 4 milhões de dólares (R$ 22,3 milhões), que foi recusada. Agora, enviará uma nova proposta com valores maiores, que os lados acreditam que fará a negociação caminhar.
Moreno foi revelado pelo América de Cali, que curiosamente é o adversário do Tricolor nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Foram quatro temporadas na equipe colombiana antes de ser negociado para a MLS.
Aos 25 anos, Santi atua principalmente pela ponta direita. Foram 110 jogos pela equipe americana, com 22 gols marcados e 29 assistências. Foi campeão do Apertura Colombiano com o Cali.