terça-feira, 4 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Palmas

Sanfoneiros tradicionais de Palmas vão receber público do Arraiá da Capital

por Ascom
19/06/2024
em Palmas
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
crédito foto: Divulgação

crédito foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

Quem não tem nas lembranças de infância as festas juninas da escola?  A sanfona e o forró, de origem nordestina, que migraram para todas as partes do País e colocaram o povo para arrastar o pé nos salões também fazem também parte do imaginário brasileiro. Assim, este ano, sanfoneiros que fazem essa música tão nossa, da nossa gente, serão homenageados no Arraiá da Capital 2024 e farão a recepção do público.

Os músicos Paraíba dos 8 Baixos, Félix Do Acordeon, Cardosinho do Acordeon e Toninho do Bacabal, cada um em um dia de programação, se apresentarão na entrada do evento e serão as primeiras atrações da noite, das 18h30  até as 19h30. 

ARTIGOSRELACIONADOS

População em situação de rua terá apoio para exercer direito ao voto em Palmas

04/08/2026

Prefeitura de Palmas retoma atividades do Parque da Pessoa Idosa com vagas abertas

04/08/2026

“Este ano a cenografia do Arraiá remete à memória e a tradição. Os sanfoneiros fazem parte da história do Arraiá, foram os primeiros a tocar nessa festa, então nada mais justo que continuem presentes no evento”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis. 

Programação receptivo 
19/06 – Paraíba dos 8 Baixos
20/06 – Felix Do Acordeon 
21/06- Cardosinho do Acordeon
22/06 – Toninho do Bacabal 

Cenografia

Depois de anos com o designer e artista visual Gerson Gonzaga sendo o responsável pela identidade visual do Arraiá da Capital, em 2024, a missão coube à também designer e artista visual, Winny Tapajós, que trouxe para a cenografia a relação do Arraiá com Palmas, a construção deste vínculo que se aprofunda a cada ano em 32 edições.  Elementos característicos das festas juninas, como a tradicional cidadezinha de interior, e as xilogravuras, também estarão presentes.

Do preto das xilogravuras à alegria das flores de chita, o público vai reconhecer a Capital na sua arquitetura e nas flores e frutos típicos do nosso cerrado. Cada ilustração tem as festas juninas, o cerrado e sua gente em uma dança que tem acertado o compasso.  “A arte foi feita mesclando elementos regionais e elementos típicos do São João foram desenhados em uma linguagem colorida e também com inspiração em xilogravura. Os personagens estão todos com vestes que também refletem o sentimento de regionalismo e afeto junino. Uma atenção especial fica para o casal a dançar onde a moça representa Palmas e o rapaz, o Arraiá de Palmas. É uma forma especial de ilustrar essa aliança entre a cidade e a festa”, afirma Winny Tapajós. 

Estrutura 

A instalação do circuito junino tem uma área total superior a 15 mil metros quadrados, onde são distribuídos 17 estandes de alimentação, três estandes para exposição de artesanatos, oito pontos para food trucks e um espaço infantil (Arraiá dos Mulekim), além de uma arquibancada projetada para 3.500 pessoas.

Há também áreas reservadas para postos policial e de saúde, sala de imprensa, equipes de zeladoria e limpeza, profissionais de segurança no trânsito e Corpo de Bombeiros. Todas estas equipes estão trabalhando em conjunto para garantir a realização de uma festa segura e acessível a todos.

Anterior

Polícia Civil conclui inquérito e indicia mãe e filho pela morte de ex vereador de Mateiros 

Próximo

Antônio Miranda é nomeado superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult

Próximo
O novo superintendente foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, 18 - Foto: Foto: Kadu Souza /Governo do Tocantins.

Antônio Miranda é nomeado superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Escritor Diogo Silva lança o romance “O Esporão da Arraia,” em Araguaína

04/08/2026
Palmas

População em situação de rua terá apoio para exercer direito ao voto em Palmas

04/08/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas retoma atividades do Parque da Pessoa Idosa com vagas abertas

04/08/2026
Tocantins

Apoio total: Pela continuidade da boa gestão, prefeito, vice e nove vereadores de Sucupira reforçam respaldo a Dorinha para governadora

04/08/2026
Palmas

Com espaços revitalizados, palmenses ocupam áreas públicas de lazer e criam vínculos com a cidade

04/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Lajeado

Criança de 3 anos é encontrada morta dentro de casa em Palmas; polícia investiga o caso

04/08/2026
Educação

Projeto de extensão seleciona bolsistas para atuação no Cidadania PopRua

04/08/2026
Educação

UFT realiza encontro institucional para apresentação de resultados do projeto Territórios de Desenvolvimento Social

04/08/2026
Saúde

Anvisa suspende produtos de farmácias de manipulação irregulares

04/08/2026
Saúde

Fator genético é o principal causador de alergias alimentares em bebês

04/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Criança de 3 anos é encontrada morta dentro de casa em Palmas; polícia investiga o caso
  • Projeto de extensão seleciona bolsistas para atuação no Cidadania PopRua
  • UFT realiza encontro institucional para apresentação de resultados do projeto Territórios de Desenvolvimento Social

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Criança de 3 anos é encontrada morta dentro de casa em Palmas; polícia investiga o caso

04/08/2026
Estão abertas, de 5 a 12 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo destinado à seleção de seis bolsistas para atuação no Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) "Cidadania PopRua – Execução do Ponto de Apoio à População em Situação de Rua (PAR) e do Centro de Acesso a Direitos e Inclusão Social (CAIS) no Município de Palmas/TO – Convênio nº 14/2026". O processo é conduzido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), conforme previsto no edital. O projeto é desenvolvido por meio de Termo de Execução Descentralizada firmado entre a UFT e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). As atividades serão executadas no Equipamento Cidadania PopRua – Espaço Aroeira, localizado no prédio anexo da UFT, em Palmas. Ao todo, são ofertadas seis vagas para os seguintes perfis: Coordenador Geral (Serviço Social); Assistente Social; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional ou Psicólogo (vaga destinada a mulher, conforme critérios do edital); Agente Redutor de Danos; Educador Social. As bolsas terão duração de 12 meses, com valores mensais entre R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00, conforme a função. O edital também prevê ações afirmativas para determinados perfis, observadas as condições estabelecidas no processo seletivo. Inscrições As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, mediante envio da documentação exigida em edital para o e-mail popruapalmas@uft.edu.br, com cópia para selecao@fapto.org.br, até as 23h59 do dia 12 de agosto. Os documentos devem ser encaminhados em um único arquivo no formato PDF, conforme as orientações previstas no edital. A seleção será composta por três etapas: análise documental; análise da carta de intenção, relato de experiência e currículo e entrevista. As entrevistas serão realizadas nos dias 20 e 21 de agosto, de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. O resultado final está previsto para ser divulgado em 26 de agosto. Mais detalhes da seleção você confere no edital abaixo.

Projeto de extensão seleciona bolsistas para atuação no Cidadania PopRua

04/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.