O ambientalista e ex-deputado federal José Luiz Penna recebeu 61,6% dos votos na Convenção Nacional do Partido Verde, realizada no sábado (11), e renovou seu mandato na presidência da sigla por mais dois anos.
O resultado consolida o líder dos verdes como o cacique partidário mais longevo entre as legendas com representação no Congresso Nacional.
Penna assumiu o posto em 1999 e, desde então, nunca teve o cargo ameaçado por correligionários, apesar de eventuais dissidências.
O segundo lugar no ranking dos presidentes de partidos mais antigos é ocupado por Valdemar Costa Neto, que assumiu o comando do PL em 2000.
Nos últimos 25 anos, Valdemar conduziu o PL na base de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e depois tornou-se a linha de frente do bolsonarismo.
Em seguida, aparece Gilberto Kassab, que, em 2011, fundou o PSD e, desde então, segue como presidente do partido, sem nunca ter enfrentado uma chapa de oposição.
O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, também assumiu o comando do partido ligado à Igreja Universal nesse mesmo ano e segue no cargo.
O senador Ciro Nogueira foi eleito presidente do PP dois anos depois, em 2013, e se mantém no cargo.
Já a deputada Renata Abreu assumiu o comando do Podemos em 2017.