Artista e marido do influenciador Hytalo Santos, Israel Nata Vicente, conhecido nas redes sociais como MC Euro, foi preso nesta sexta-feira (15) em função da investigação que apura os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil envolvendo ele e seu marido. A prisão ocorreu em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
O cantor de funk coleciona fã clubes nas redes sociais que declaram desde 2019.
Nas plataformas de streaming, MC Euro conta com quase 10 mil ouvintes mensais, quase três milhões de inscritos no canal oficial do YouTube, além de sete singles publicados desde 2016 e outras oito músicas em um álbum de 2015.
Natural de São Paulo e morando, atualmente, em João Pessoa, na Paraíba, o funkeiro ostentava nas redes sociais veículos de luxo, festas de alto padrão e seu dia a dia morando com o marido.
Entenda o caso
As investigações contra Hytalo Santos, iniciadas em 2024 pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) após denúncias via “Disque 100”, focam na exploração de menores e na “adultização” de crianças e adolescentes em seus conteúdos online.
Uma das denúncias mais visíveis foi feita pelo youtuber Felca, cujo vídeo detalha a exposição de jovens como Kamylinha Santos, de 17 anos, que supostamente foi exibida em situações sugestivas desde os 12 anos e teve seu pós-operatório de implante de silicone filmado.
O vídeo de Felca já ultrapassa 40 milhões de visualizações, gerando ampla repercussão.
Após uma denúncia do influencer Felca, os vídeos de Hytalo Santos já recebem comentários sobre a polêmica. Na última publicação, uma conta chegou a comentar que “finalmente um youtuber grande o suficiente comentou sobre esse canal, não vejo a hora dele cair, vai ser um favor a sociedade”.
Embora “adultização” não seja um crime específico, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) visa a proteção integral de crianças e adolescentes contra negligência, exploração, violência e constrangimento.
Hytalo Santos nega as acusações, alegando que sempre agiu na lei, com autorização dos responsáveis que as adolescentes são emancipadas.
Outro lado
Em nota, a defesa de Hytalo Santos diz que não teve acesso ao conteúdo da decisão que ordenou a prisão e que vai solicitar a liberdade do influencer.
“A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.”