Ferramentas de inteligência artificial (IA) podem ser aliadas dos estudantes que se preparam para o vestibular. Um dos possíveis usos de IA no estudo é para a redação.
Julia Ferreira, linguista da plataforma Redação Nota 1000, deu dicas para os candidatos que desejam melhorar a nota do texto.
“O aluno deve perguntar à IA de que forma é possível melhorar os trechos, solicitando uma justificativa da resposta que será fornecida. Dessa forma, recomenda-se elaborar comandos específicos, que indiquem exatamente o que é desejado para a IA“, disse.
Além disso, a especialista reforçou que o estudante confirme as informações oferecidas pela IA, já que a ferramenta pode cometer erros. Entretanto, o uso das plataformas é interessante para aguçar a criatividade ou reformular uma ideia.
Ferreira ainda comentou que os candidatos podem pedir ideias de repertórios, como livros, filmes e músicas, que estão relacionados ao tema da redação. Depois, é necessário que o aluno treine a forma de inserir as referências no texto.Play Video
Por fim, existem plataformas que corrigem as redações, como Descomplica, Glau e Redação Nota 1000. Algumas oferecem feedback dos textos de acordo com os critérios do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes ainda podem pedir ajuda para o ChatGPT ou DeepSeek.
Vale lembrar que as IAs não substituem livros ou professores e que, na hora da prova, a ferramenta não poderá ser usada. Por isso, as plataformas devem ser usadas apenas como um apoio nos estudos.