Por Carlos Nascimento
Unidade escolar que se destaca por ser referência no ensino público na região central do Estado, o CEFYA – Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, de Tocantínia, teve uma programação especial na manhã de sexta-feira (5), com a realização de uma movimentada roda de conversa literária com o renomado poeta, conferencista e jornalista tocantinense Zacarias Martins.
Leque de ações literárias
A roda de conversa integra o leque de ações na eletiva Poetas do Xodó, um componente curricular desenvolvido ao longo do semestre sob orientação do professor e também poeta, André Goveia, que busca despertar no alunado o prazer pela leitura, além de estimular a produção textual. Brevemente será lançada uma antologia literária com os trabalhos dos alunos.
Ícone da literatura tocantinense
“Ficamos deveras muito honrados em receber em nossa escola um escritor destacado como Zacarias Martins, um dos ícones da literatura tocantinense e que encontrou um tempinho na sua agenda de trabalho para se deslocar até Tocantínia e realizar essa ação com os nossos alunos”, afirmou o professor André Goveia.
Durante a roda de conversa no CEFYA, Zacarias Martins falou sobre a importância do salutar hábito da leitura na formação intelectual e na própria personalidade dos alunos. O escritor ainda destacou o seu empenho pessoal na formação de leitores para que no futuro tenhamos pessoas mais conscientes de seu papel na sociedade.
Analfabetos funcionais
“Estimular uma leitura que desperte o senso crítico no leitor é uma questão de cidadania. É fundamental para, pelo menos, minimizar o triste fenômeno do analfabetismo funcional que já chegou até em boa parte dos alunos universitários”, enfatizou Martins, explicando que isso se deve, entre outros fatores, às comodidades que nos propiciam as novas tecnologias digitais.
“Nunca tivemos acesso a tanta informação, com tamanha facilidade, porém, são poucas as pessoas que realmente absorvem conhecimento. É cada vez maior o número de pessoas com desinteligência natural e não se deram conta disso”, lamentou Martins.
Sobre o autor
Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário. Integrante do Comitê de Cultura no Tocantins, o autor também é membro fundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), seccional do Tocantins. Já publicou seis livros de poesias, um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi, e, mais recentemente, publicou o seu primeiro livro para o público infantil.