O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta quinta-feira (1º) um alerta de grande perigo para tempestades em partes do estado do Rio de Janeiro. O alerta é válido até as 23h59 de hoje.
De acordo com o instituto, há possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou com mais de 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h. O Inmet também alerta para possibilidade de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
As áreas que podem ser afetadas pelas tempestades são a região metropolitana, baixadas e o sul do estado.
No fim de semana dos dias 13 e 14 de janeiro, 12 pessoas morreram no Rio de Janeiro após as fortes chuvas que atingiram a capital e a Baixada Fluminense. As mortes ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as mortes foram por afogamento, soterramento e choque elétrico.
Nove cidades fluminenses decretaram situação de emergência após os temporais de janeiro: Rio de Janeiro, São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Japeri e Miguel Pereira.
Alertas no Sudeste
Além do Rio de Janeiro, a chegada de uma frente fria deve provocar tempestades em partes da região Sudeste do Brasil, com alerta de ventos fortes e chuva de granizo nesta quinta.
Segundo o Inmet, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar acumulados de 30 mm/h ou até 55 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O alerta vale até às 10h de sexta (2).
Comentários sobre este post