O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) esteve nesta quarta-feira (15) em reunião com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, para tratar da conclusão da recuperação das rodovias do Bico do Papagaio e da inclusão de novos trechos. Um dos principais resultados do encontro foi a inserção da Avenida Araguaia, em Araguatins, no plano de recuperação de estradas.
O novo contrato, estimado em R$ 50 milhões, contempla a execução da obra da Avenida Araguaia, em Araguatins, e a previsão de recursos para o Anel Viário de Axixá, que terá 3,5 quilômetros de extensão, com serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação.
No entanto, o contrato ainda será licitado pelo DNIT, e as obras só terão início após a conclusão desse processo.
Além disso, o início do Anel Viário de Axixá depende da conclusão do processo de desapropriação das áreas pelo Governo do Estado, o que impossibilitou sua execução nesta primeira etapa.
No trecho entre Axixá e Araguatins, o DNIT já executou uma operação tapa-buracos emergencial. Agora, com o novo contrato — que ainda será licitado —, será realizada a segunda etapa das obras, com recapeamento completo em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um pavimento de maior durabilidade e resistência, que garantirá melhores condições de tráfego e segurança.
“Essas obras representam um avanço importante na infraestrutura do Bico do Papagaio. Elas garantem mais segurança, melhoram a mobilidade e impulsionam o desenvolvimento econômico da região, beneficiando diretamente quem vive e produz no norte do Tocantins”, destacou Ayres.
Para o deputado, a inclusão dessas intervenções no plano de recuperação reforça o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento regional e a modernização da malha viária tocantinense.
“Nosso trabalho junto ao DNIT foi essencial para assegurar que os contratos contemplassem não apenas a manutenção das rodovias, mas também novas obras estruturantes, que geram crescimento e oportunidades para toda a região”, concluiu o parlamentar.
Obras em fase final
Além das novas ações, estão sendo concluídas nesta semana importantes obras urbanas na região, como a Avenida Elza Leal, em Axixá do Tocantins, e a Avenida Goiás, em Augustinópolis. Em Tocantinópolis, também está em fase final a revitalização das ruas do perímetro urbano, que foram danificadas e agora estão sendo completamente reconstruídas.