A proximidade das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) costuma causar ansiedade nos estudantes e trazer muitas dúvidas sobre a melhor maneira de utilizar o tempo disponível de forma a garantir um estudo mais eficiente.
“Nessa etapa, já não é possível estudar todo o conteúdo, então o desafio consiste em organizar o conhecimento já adquirido e manter hábitos que preservem o equilíbrio entre estudo, descanso e saúde emocional”, comenta Victor Callari, coordenador do Ensino Médio da Escola Villare, em São Caetano do Sul (SP).
Para ele, adotar estratégias simples e possíveis de manter no dia a dia faz mais diferença do que tentar aprender novos conteúdos na reta final. A seguir, o especialista aponta quatro recomendações que podem ser aplicadas de imediato.
- Não descuide da saúde mental
Do ponto de vista dos cuidados com a saúde e com o bem-estar é fundamental manter a prática de atividades físicas, ouvir música, assistir filmes ou séries e encontrar momentos para relaxar com os amigos. Também é importante dormir bem e manter os horários regulares de descanso, uma vez que o sono fortalece a memória e consolida as aprendizagens do dia.
A alimentação também deve ser equilibrada, com frutas e verduras, de forma a estar sempre hidratado. Tudo isso contribui para uma melhora na disposição e ajuda a reduzir o sentimento de ansiedade.
- Mantenha um cronograma realista
Em relação aos estudos, é muito importante organizar um plano de estudos realista e que “caiba” na sua rotina. Priorize os assuntos mais cobrados e distribua o tempo entre as diferentes disciplinas de forma a privilegiar aquelas em que se pode evoluir mais. Evite longas jornadas estudando uma única matéria. Blocos de 1h30 até 2h funcionam muito bem.
- Concentre-se na revisão
Considere que esse é um momento para revisar o que foi aprendido. Reforce conteúdos já estudados com resumos, fichamentos e mapas mentais ou conceituais, mas priorize a resolução de exercícios.
Ainda que seja muito comum a ideia de que se deve resolver provas dos anos anteriores, no caso do Enem as questões apresentam dificuldades diferentes e por essa razão deve-se optar por questões próximas da sua proficiência.
- Gerencie o tempo
Durante o estudo, procure ter atenção com o tempo da prova. Organize pequenos simulados que lhe permitam replicar a estratégia que será adotada no dia do exame.
O segredo da reta final não está em estudar o maior número de horas possíveis, mas em organizar o tempo com inteligência, respeitar os limites do corpo e estudar de forma direcionada. “Ao combinar técnicas de estudo com uma postura confiante e equilibrada, o estudante chegará ao vestibular preparado não apenas em conteúdo, mas também em disposição e estratégia”, diz o docente.