O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira (7), o resultado da primeira chamada da edição de segundo semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação.
A lista de pode ser conferida pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para realizar a consulta, é necessário que o participante faça login na plataforma gov.br. Os aprovados deverão comprovar as informações que constam na inscrição até o dia 18 de julho.
O sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a modalidade de concorrência, de acordo com a seguinte ordem:
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
O processo conta com duas chamadas, sendo que a próxima será divulgada em 28 de julho. A cada uma, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
Importante ressaltar que os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a sequência de opção que selecionou no momento da inscrição o limite de bolsas disponíveis e a ordem de classificação.
Ao final das duas chamadas, o candidato que ainda não foi pré-selecionado ou teve sua reprovação por não formação de turma pode manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni.
As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.
Veja o cronograma do ProUni 2025.2:
- Inscrições: até 4 de julho
- Resultado da 1ª chamada: 7 de julho
- Comprovação das informações das inscrições: de 7 a 18 de julho
- Resultado da 2ª chamada: 28 de julho
- Comprovação das informações das inscrições: 28 de julho a 11 de agosto
- Lista de espera – manifestação de interesse: 18 e 19 de agosto
- Resultado da lista de espera: 22 de agosto