O Corpo de Bombeiros do Paraná informou, na noite desta quarta-feira (13), que já foram encontrados vestígios dos corpos das vítimas da explosão da fábrica de materiais explosivos em Quatro Barras, na Grande Curitiba. O acidente ocorreu na manhã dessa terça-feira (12).
Segundo a capitão Luisiana Cavalca, a corporação realizou a ampliação da área de buscas na região da detonação e, neste momento, as equipes se concentram principalmente no local exato onde ocorreu a explosão.
Foram localizados vestígios das vítimas em condições que vão favorecer a identificação pela Polícia CientíficaCapitão Luisiana Cavalca
Os trabalhos continuam nesta quinta-feira (14), desde às 7h, para encontrar e identificar os corpos fragmentados dos nove mortos na explosão. Os bombeiros afirmam que ainda há o risco de mais materiais explosivos e o encontro de cobras no terreno da Enaex Brasil, empresa responsável pela fábrica.
De acordo com a corporação, duas cobras já foram encontradas no dia do acidente, o que é comum pelo local ser uma área de mata. Além disso, as equipes são acompanhadas pelo Esquadrão Antibombas durante as buscas.
Veja abaixo a área em que as buscas são realizadas:

Além da presença dos bombeiros e da Polícia Científica, a Polícia Civil do Paraná informou que investiga as causas da explosão. Segundo Gessica Andrade, delegada responsável pelo caso, as imagens das câmeras de segurança da Enaex foram recolhidas e mostram tanto a explosão, quanto o momento em que os funcionários chegam no local para trabalhar.
“Eles estavam colocando equipamentos de segurança, fazendo aquela primeira reunião, passando um checklist com o encarregado do dia”, disse a delegada. Ela ainda informou que outros funcionários da empresa serão ouvidos para explicar tanto a dinâmica de trabalho da empresa, como a quantidade de substâncias que os colaboradores manipulavam por dia.
Além dos depoimentos dos funcionários, a polícia também vai pedir à empresa um relatório técnico para entender as possíveis causas e a origem da explosão na fábrica.
A explosão
A detonação ocorreu por volta das 6h15 dessa terça-feira (12). A capitão Luisiana Cavalca detalhou a ocorrência e afirmou que 11 pessoas estavam no local, sendo que duas conseguiram sair e não foram atingidas.
Segundo os bombeiros, a explosão próximo à rodovia BR-116 foi acidental. 10 viaturas foram deslocadas para o atendimento à ocorrência, que contou com 50 agentes no local.
Além da corporação, equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estiveram no local para proteger a área danificada e atender as famílias prejudicadas pela onda de choque da explosão. O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, também esteve presente para acompanhar os trabalhos.
A corporação também informou que três pessoas, que estavam a 200 m da área do acidente, foram atendidas com lesões leves. No local do explosão há somente uma cratera, sem mais nenhuma edificação.
A empresa Enaex Brasil identificou as nove pessoas que morreram após a explosão da fábrica. Os nomes das nove vítimas foram divulgados pela empresa por meio de uma nota. Veja quem são:
- Camila de Almeida Pinheiro;
- Cleberson Arruda Correa;
- Eduardo Silveira de Paula;
- Francieli Goncalves de Oliveira;
- Jessica Aparecida Alves Pires;
- Marcio Nascimento de Andrade;
- Pablo Correa dos Santos;
- Roberto dos Santos Kuhnen;
- Simeão Pires Machado
A Enaex se solidarizou com familiares, amigos e colegas das pessoas que morreram no acidente.
“Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho. Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências. As investigações das causas do acidente estão em curso.
A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido. Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado. Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais”, finalizou a companhia”.