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Representantes da Seduc e dos oito povos participam de II Plenária do Conselho de Educação Escolar Indígena do Tocantins

Encontro visa planejar ações e fortalecer políticas públicas voltadas às escolas indígenas do Estado

Da Redação por Da Redação
23/10/2025
em Educação
Tempo de leitura: 2 minutos
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Representantes da Seduc e dos oito povos participam de II Plenária do Conselho de Educação Escolar Indígena do Tocantins

II Plenária do Conselho de Educação Escolar Indígena do Tocantins reúne representantes dos oito povos e gestores da Seduc para planejar ações e fortalecer políticas públicas - Foto: Nilson Chaves/Governo do Tocantins

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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está sediando, de 22 a 24 de outubro, a II Plenária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins (CEEI-TO). O encontro reúne representantes das 98 unidades escolares que compõem a rede estadual de ensino indígena do Estado com o objetivo de discutir demandas, avaliar políticas públicas e planejar ações voltadas ao fortalecimento da educação escolar indígena.

São atendidos pelo governo do Tocantins 6.329 estudantes pertencentes aos oito povos tocantinenses: Apinajé, Krahô, Karajá, Xerente, Javaé, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Karajá-Xambioá. Cada povo possui suas especificidades culturais, linguísticas e pedagógicas, o que torna essencial a atuação conjunta entre o CEEI-TO e Seduc para garantir uma educação que respeite suas identidades e tradições.

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Durante a abertura, o secretário executivo da Seduc, Eurípedes Fernandes, destacou o compromisso do governo estadual em atuar de forma integrada ao CEEI-TO. “Nosso propósito é participar efetivamente do trabalho do conselho, que é importantíssimo no processo de gestão. Ele nos auxilia a identificar as dificuldades de cada escola e povo, além de propor soluções para melhorar nosso trabalho, para que possamos oferecer um serviço educacional cada vez melhor, com respeito e transparência”, afirmou.

O diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves, reforçou que o momento é de escuta e construção coletiva. “Estão sendo discutidas as políticas públicas, os investimentos e ações da secretaria, sugerindo melhorias e identificando pontos sensíveis que impactam as escolas indígenas. A plenária também é fundamental para planejarmos as ações para 2026, visando o avanço na qualidade da educação escolar indígena”, explicou.

De acordo com o presidente do CEEI-TO, Adriano Karajá, a plenária representa um importante espaço de diálogo e participação entre os representantes dos povos indígenas e o Governo do Estado, essencial para o fortalecimento das comunidades e o aprimoramento das políticas educacionais. 

“As pautas vêm dos conselheiros locais, que apresentam as situações conforme suas realidades. Aqui, reunimos essas demandas e as socializamos com a Secretaria para buscar soluções conjuntas. Esta é nossa primeira reunião com a atual gestão, e estamos com as melhores expectativas. A proposta é caminhar juntos, elaborando, discutindo e aprimorando a educação escolar indígena de forma colaborativa”, enfatizou.

A plenária segue até sexta-feira, 24, com mesas de debate, apresentações de propostas e encaminhamentos que servirão de base para o planejamento das ações da Seduc voltadas às escolas indígenas em 2026.

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