Lançada mais de 30 anos depois da novela original, o remake de “Renascer” (TV Globo) entra em sua reta final e, ao que tudo indica, poderá entregar desfechos completamente diferentes da versão anterior.
Adaptada por Bruno Luperi, a trama tem previsão de exibir seus últimos capítulos no início de setembro. Já com muitas alterações nos enredos, existe a possibilidade de que alguns personagens ganhem um novo destino e terminem, até mesmo, com um novo par romântico.
Confira tudo o que sabemos sobre os finais dos principais personagens no remake de “Renascer”:
José Inocêncio
Antes mesmo de conseguir suas riquezas, José Inocêncio (Marcos Palmeira) fez um trato com um jequitibá-rei, onde fincou um facão, entregando sua vida para as seivas da árvore. No acordo realizado, o personagem não morreria “nem de morte morrida, nem de morte matada” enquanto a lâmina estivesse fincada no tronco.
Graças a isso, o protagonista sobreviveu de forma inacreditável a muitas tocaias. Caso a novela siga o roteiro original, escrito por Benedito Ruy Barbosa, o fazendeiro morrerá após um grave acidente de carro — mas não será isso o responsável por sua morte.
A batida fará com que José Inocêncio fique acamado. Ao ver o pai nesta situação e sabendo da lenda, João Pedro decide procurar pelo facão, retirá-lo da árvore e entregá-lo ao produtor de cacau, permitindo que ele parta e se junte à Maria Santa.
Até o momento, tudo indica que o personagem, de fato, morrerá. Cada vez mais, Inácia (Edvana Carvalho) recebe visões sobre um possível fim do fazendeiro.
Já na parte amorosa, em 1993, José Inocêncio chegou a se revolver com Mariana, permanecendo com a jovem até o dia de sua morte.
No remake, a personagem de Theresa Fonseca não desistirá de lutar pelo amor do fazendeiro. Mesmo vendo o ex-marido com Aurora (Malu Mader), Mariana insistirá em uma reconciliação. Desta forma, Bruno Luperi poderá escolher entre um final inédito, do personagem com a empresária, e um final fiel ao original.
José Augusto e Buba
Ao se aproximarem após a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) são o casal que permanece da forma mais fiel ao roteiro de Benedito Ruy Barbosa.
Depois de superarem inúmeras adversidades, o médico e a psicóloga subirão no altar para oficializar o amor que sentem um pelo outro. Em um momento inédito, Buba se reconciliará com Humberto (Guilherme Fontes) no dia de seu casamento. Pouco tempo depois, o pai da personagem morrerá.
Em 1993, os pais da jovem não chegaram a aparecer. Apesar disso, a mocinha realmente se casou com o primogênito de José Inocêncio, com quem criou o filho de Teca. No entanto, pelo que tudo indica na drama, caso Buba e Augusta se tornem pais, ocorrerá uma outra forma legalizada de adoção.
Teca
Morando na fazenda de José Inocêncio, enquanto cria Cacau, uma criança intersexo, aos poucos Teca (Lívia Silva) demonstra sentimentos por Pitoco (Juan Queiroz).
Desta forma, o final da personagem poderá ser, de certa forma, igual à novela original. Na primeira versão, Teca e Pitoco terminaram juntos. No entanto, os dois escolheram fugir, deixando o filho da jovem para que Buba criasse.
Demonstrando muito mais afeto pela criança nesta versão, existem grandes chances de que Teca não abandone Cacau, mas, sim, crie ao lado de Pitoco, com a ajuda de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Costa).
José Bento
Se tornando cada vez mais um rapaz responsável, José Bento (Marcello Melo Jr.) vem mexendo com o coração de algumas mulheres. Além de seu romance com Lu (Eli Ferreira), seu envolvimento com Ritinha (Mell Muzzillo) e sua história com Kika (Juliane Araújo), o personagem ganha muitas possibilidades de final.
Caso siga a novela original, Bento terminará com Ritinha, após engravidá-la. Na primeira versão, o personagem demorou muito mais tempo para tomar jeito, chegando a se recusar de assumir a paternidade da criança. Depois de muita insistência, o advogado decidiu arcar com as responsabilidade, se casando com a ex de Damião e se tornando um homem de família.
Ainda que Kika tenha assumido um relacionamento com Eriberto (Pedro Neschling), existem grandes chances de a advogada retomar seu casamento com o filho de Inocêncio. Ao voltar para Ilhéus, a jovem se impressionou com as mudanças do ex-marido, o vendo com outros olhos.
Um detalhe que reforça essa teoria, é que, em breve, Ritinha demonstrará interesse por Eriberto, partindo para cima do personagem.
João Pedro e Sandra
Um dos casais que mais sofreram com mudanças no remake de “Renascer”, Sandra (Giulia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva) ainda possuem chances de terminarem juntos.
Se distanciando da novela original, os personagens sofreram com a morte da filha que estavam esperando, o que fez com que o casamento deles chegasse ao fim. Mesmo assim, seguindo os conselhos de Maria Santa (Duda Santos), João Pedro não desistirá um dia sequer de lutar pelo amor de Sandra.
Ao descobrir os novos planos da amada, o caçula de José Inocêncio já mostra interesse em ajudá-la no que for necessário. Tal esforço poderá acarretar em uma reconciliação dos personagens. Caso o autor atenda a vontade do público, ainda há uma possibilidade de que eles terminem a história esperando uma outra criança.
Em 1993, João Pedro e Sandra não passaram por tantas dificuldades. Ainda que suas famílias tivessem grandes desentendimentos, os dois se casaram e deram às boas vindas para sua filha durante a reta final da história.
Egídio
Grande vilão da trama, Egídio (Vladimir Brichta) já tem motivado o ódio até mesmo de Eliana (Sophie Charlotte), que alegará estar grávida do personagem após perceber algumas ameaças do fazendeiro.
Essa parte da história repete o que aconteceu em 1993, quando os dois se casaram antes da morte de Teodoro — como era chamado na época.
Mesmo que tenha sobrevivido a um atentado pelo sentimento de desprezo que desperta em muitos personagens, Egídio poderá sofrer uma nova tocaia, mas, essa, fatal. Na trama original, o vilão foi assassinado por Mariana e Zinho, que estavam cansados do fazendeiro ameaçando a família de Inocêncio.
Eliana e Damião
Ainda que Eliana negue que o filho que espera seja de Damião (Xamã), o jagunço desacreditará e fará de tudo para se manter perto da amada — mesmo que ela insista no fim do relacionamento deles.
Ao perceber a ameaça que Egídio representa para seus planos, a personagem tentará jogar o mesmo jogo que o fazendeiro. Caso a trama siga a novela original, ocasionando a morte do vilão, Eliana poderá se tornar coronela, herdando todos seus bens.
Essa também poderá ser a brecha para que ela assuma de uma vez por todas seu relacionamento com Damião, o tornando seu braço direito.
Tião Galinha
Conhecido por ser o personagem com o final mais trágico da primeira versão, tudo indica que Tião Galinha (Irandhir Santos) terá um desfecho diferente.
No roteiro de Benedito Ruy Barbosa, o tabaréu foi preso injustamente pelo atentado à vida de Teodoro. Na cadeia, o personagem enfrentou uma grande desilusão, que o levou a cometer suicídio.
Porém, Tião Galinha já passou desse ponto no remake. Mesmo após ser preso, não demorou muito para que o caranguejeiro conquistasse sua liberdade com a ajuda de Kika e Bento.
Tudo indica que Tião ganhará um final mais positivo nessa versão. Ativo entre os acampados, o personagem deverá continuar lutando por seus direitos e construir cada vez mais seu pézinho de meia ao trabalhar para Sandra em suas terras. Em uma boa negociação, ele já se comprometeu em cuidar da plantação da personagem, em troca de metade das safras.
Zinha e Joana
Ainda que o autor tivesse cogitado um final entre Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho), as duas nunca chegaram a se aproximar de fato. Por conta das manifestações do público nas redes sociais, contrários ao enredo, aparentemente, Bruno Luperi mudou de ideia.
Enquanto Joana ensaia uma reaproximação de Tião Galinha, mesmo sofrendo com os devaneios do marido, existe a possibilidade de, caso ele se estabilize em um bom emprego, os dois terminem juntos a história.
Por sua vez, Zinha poderá ganhar um novo amor, assim como na primeira versão. Mesmo sendo um homem em 1993, Zinho se apaixonou por Lurdinha — personagem que ainda não apareceu no remake. Funcionária de Norberto, a jovem rapidamente engatou um relacionamento com o personagem, com quem se casou.
Dona Patroa e Rachid
Já completamente encaminhada para seu final, caso não ocorra nenhuma grande reviravolta no enredo de Dona Patroa (Camila Morgado), a personagem terminará a história ao lado de Rachid (Almir Sater) — assim como em 1993.
Apesar do pequeno atrito que teve com o libanês, ao vê-lo caindo no mundo em busca de Jacutinga (Juliana Paes), com o retorno do personagem, logo eles se reconciliaram. Ainda assim, uma nova personagem deve chegar à cidade.
Lilith (Lucy Alves), que se apresentará pelo nome artístico Jacutinga, será encontrada por Rachid, que a levará até Ilhéus. Ao chegar ao local, ela mexerá com o coração de três personagens, Norberto (Matheus Nachtargaele), Zinha e José Bento.
No entanto, apenas um nome chamará atenção de Lilith, o que poderá bagunçar completamente o enredo dos personagens. Caso Dona Patroa e Rachid não sejam afetados pela forasteira, os dois poderão terminar de mudança para o exterior.
Comentários sobre este post