Em seu perfil no Instagram, a ativista da causa animal Deise Falci, disse ter encontrado a ex-atriz global Rejane Schumann, 74, em condições precárias ao atender, com a polícia civil, um chamado de resgate de maus-tratos de animais em um apartamento de Porto Alegre, no Rio Grande no Sul.
Na publicação, feita na quarta-feira (3), ela relatou ter encontrado o local com muita sujeira e sem mantimentos, embora os quatro cães e os três gatos tivessem ração. Comovida com a situação, a protetora limpou o ambiente e decidiu arrecadar dinheiro para ajudá-la.
“Ontem, fui fazer um resgate com a Polícia Civil em um apartamento de uma senhora que tinha quatro cães e três gatos. Mas, na verdade, quando a gente chegou lá, quem estava mais em maus-tratos era a própria senhora do que os animais. Foi a primeira vez que senti uma vontade muito maior de resgatar uma pessoa do que os animais”, contou.
“Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água”, afirmou na sequência.
Com o apoio de algumas voluntárias, Deise realizou uma faxina na residência que, de acordo com ela, tinha um odor que podia ser sentido do portão do prédio. Além disso, o banheiro da casa também estava sem iluminação.
“O forte odor de urina se sentia da rua do portão do prédio. Quando entramos, havia bastante xixi e fezes dos cães e ela não tinha absolutamente nenhum produto de limpeza”, detalhou.
Os animais, então, foram resgatados, e levados para um passeio por Falci antes de receberem os devidos cuidados. “Os animais irão para a adoção”, informou.
Ainda no vídeo, Deise disse que procura ajuda para Rejane e informou que a Polícia Civil intimou pessoas que estariam com a posse dos cartões de crédito da atriz. “Interessados em ajudar essa senhora, vou postar uma caixinha. Pessoas que queiram ajudar indo lá, organizar as contas dela, a conta, além da limpeza, uma vaquinha. Pessoas que estão com o cartão de crédito dela foram intimadas a irem à delegacia. A gente está investigando tudo isso”, revelou, adicionando que Schumann está “sozinha, sem familiares e com início de demência”.
“Ela é uma senhora superinteligente e que conversa superbem. Algumas coisas que ela se confunde, mas tem muitos momentos lúcidos. Tem a questão dela não estar tomando banho e não estar conseguindo manter a casa limpa. Ela não consegue se alimentar e tomar água. Mas ela interagiu bem com a gente. Ela não é uma pessoa louca. Acredito que um grupo de ajuda vai fazer muito bem a essa senhora. A Rejane ficou muito feliz e emocionada (com a ajuda). Ela chorou e ganhei um abraço apertado”, conclui.
Procuradas pela CNN, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a ativista Deise Falci ainda não retornaram.
Diana Rejane Schumann, mais conhecida como Rejane Schumann nasceu em 30 de junho de 1949, em Conoas, no Rio Grande do Sul. Formada em Teatro e Direito, ela se destacou nas telinhas em produções como “Dancin Days” (1978), e “Pai Herói” (1979), ambas da TV Globo.