Após as denúncias feitas pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, 27, sobre a “adultização” de menores viralizarem nas redes sociais e gerarem uma movimentação na política, seus perfis nas redes sociais tivessem um aumento de engajamento e de seguidores exponenciais.
O vídeo original, publicado no Youtube no dia 6 de agosto, já soma mais de 36 milhões de visualizações — além dos cortes usados no Instagram e no Tiktok, que passaram de 194,6 milhões de plays.
De acordo com um levantamento feito pela Nexus, empresa de pesquisa e inteligência de dados, divulgado nesta quarta-feira (13) o volume total de seus seguidores duplicou.
Felca ganhou um total de 10,3 milhões de seguidores em seus perfis entre os dias 6 e 12 de agosto. O crescimento foi de 52%, ao menos — saindo de 20.069.233 para 30.416.055 seguidores.
O relatório mostrou que o nome do influenciador teve cerca de 797 mil menções nesta terça-feira (12) no X, antigo Twitter.
Desde o vídeo com a denúncia sobre “adultização” e o influenciador Hytalo Santos, o nome de Felca apareceu diversas vezes nas primeiras posições da lista.
Em relação às pesquisas pelo criador de conteúdo no Google, Felca esteve em alta durante 10 horas na plataforma entre esta segunda-feira (11) e terça-feira (12), com um pico de buscas às 4h do segundo dia analisado.
Entenda o caso
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicou um vídeo na última quarta-feira (6) em que faz denúncias sobre a exploração de menores de idade na criação de conteúdo na internet.
Uma delas é contra o influenciador Hytalo Santos, que teve a conta no Instagram desativada na sexta-feira (8), logo após a nova polêmica com seu nome.
Desde 2024, Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por possível exploração de menores em conteúdos publicados nas redes sociais.
Felca ficou famoso por seu humor sarcástico em vídeos que publica na internet desde 2012, quando criou seu primeiro canal.
Alguns dos mais famosos do influenciador são “testei a base da Virgínia” (mais de 19 milhões de visualizações) e pelas “lives de NPC” no TikTok, nas quais tecia críticas sobre formatos absurdos de conteúdo que viralizaram.