Um redemoinho gigante impressionou os moradores de Porto Nacional. O fenômeno, causado por fortes ventos, é comum no período de seca que o Tocantins atravessa atualmente, mas no folclore brasileiro é associado a fenômenos sobrenaturais.
O fenômeno foi visto no Setor Imperial, próximo a posto de combustíveis e viralizou nas redes sociais. Internautas brincaram com a situação lembrando as lendas do Saci-Pererê. “O Saci chegando em Porto”, diz um dos comentários. “Velho saci”, afirmou outro.
Segundo meteorologistas a explicação para os redemoinhos não tem nada de sobrenatural. A causa seria, portanto, as altas temperaturas e o clima seco dos meses de julho e agosto que propiciam a formação das espirais.
Devido as condições climáticas favoráveis, cenas como essa são relativamente comuns no Tocantins. Além da tromba de poeira dessa quarta-feira (30), outros redemoinhos já impressionaram os moradores do estado. Em agosto de 2023 um redemoinho “caminhou” pela região norte de Palmas.
Um depósito de grãos foi cenário de uma espiral de vento que percorreu uma estrada ao lado de silos-bolsa cheios de grãos, em Guaraí, na região centro-norte do estado. Menos de um mês depois outro redemoinho arremesou a tenda de um parque de exposições em Alvorada, sul do estado, mas não houve feridos.
Comentários sobre este post