Os cinco milhões de estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão que escrever uma redação no primeiro dia da prova. Para garantir uma boa nota é importante se atentar à estrutura do texto.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pede um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que o candidato deve defender um ponto de vista por meio de argumentos sobre a proposta da redação.
A estrutura do texto é composta por três partes:
- Introdução
A professora de redação Juliana Adolpho, da Escola SEB Lafaiete, afirma que o estudante deve apresentar o tema e apontar sua tese, ou seja, seu ponto de vista sobre aquele assunto, logo no começo do texto.
Ela afirma que o candidato ainda deve fazer uma breve apresentação dos argumentos que pretende desenvolver.
- Desenvolvimento
Nos parágrafos após a introdução, o candidato deve seguir os argumentos listados anteriormente, “mas, agora, analisando a questão, aprofundando a discussão e embasando-a com algum repertório sociocultural que possa fundamentar a sua ideia”, diz a professora.
É nessa hora que o candidato mostra por que defende a opinião apresentada no começo da redação, desenvolvendo a argumentação.
- Conclusão
A conclusão deve ter uma proposta de intervenção para os problemas abordados. “Essa proposta deve contar com cinco elementos: agente, detalhamento, ação válida, modo ou meio e efeito”, explica Juliana.
Exemplo
A cartilha da redação do Enem traz alguns exemplos de textos nota mil de 2023, quando o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Um deles foi o da estudante Amanda Teixeira Zampiris, que escreveu a seguinte conclusão:
“Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse óbice. Logo, o Governo Federal — órgão responsável pela administração federal em todo território nacional — deve estabelecer políticas públicas que garantam a remuneração e a valorização do trabalho de cuidado, por meio da utilização de verbas governamentais para o pagamento de salários. Tal ação deve ser realizada com a finalidade de mitigar a invisibilidade dos afazeres domésticos realizados pela mulher na sociedade brasileira e, consequentemente, combater as raízes históricas presentes nessa questão. Dessarte, o Brasil poderá se tornar um “País do Futuro”, como defendido por Stefan Zweig.”
O Inep avaliou a proposta de intervenção como muito boa, pois é objetiva, tem relação com a discussão e apresenta uma ação.
Vale lembrar que o texto deve ter no mínimo sete linhas e, no máximo, 30.
A prova de redação do Enem acontece no dia 3 de novembro, junto com as questões de linguagens e de ciências humanas. No dia 10, a prova é de ciências da natureza e matemática.