A solenidade de premiação dos estudantes da Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí, medalhistas da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi realizada na sexta-feira, 29, em Couto Magalhães. A OBMEP é a maior competição científica do país, reunindo anualmente mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
Para a medalhista Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Archangela Milhomem, de Couto Magalhães, Bronze na Nacional e Ouro na Regional, é muito gratificante receber as medalhas, pela segunda vez. “Na primeira vez eu consegui ouro na Nacional e Regional, desta vez fiquei com bronze e ouro, mesmo assim é gratificante, pois subi de nível, estava no segundo e agora estou no terceiro. É muito bom receber essas medalhas, um orgulho para minha mãe, minha família e minha irmã”.
Já o professor da Escola de Campo Senador João Ribeiro, também de Couto Magalhães, Jariomar de Araújo Sobrinho, reforçou a importância da cerimônia de premiação ocorrer na sua unidade escolar e agradeceu a presença do coordenador da OBMEP no Tocantins e da equipe da SRE Guaraí. “Hoje entregamos a premiação dos alunos medalhistas do município. Foi uma satisfação receber este evento. E aos estudantes vencedores da 19ª OBMEP os nossos mais singelos parabéns. Também me senti honrado e feliz em receber o certificado de homenagem pela contribuição à formação matemática dos meus alunos e pelo desempenho deles na Olimpíada”.
O professor Paulo Cléber Mendonça, docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador geral da OBMEP na Região TO-03, da qual faz parte a Regional de Guaraí. O professor oferece suporte a escolas na preparação e participação na olimpíada, fortalecendo o ensino da matemática e estimulando a participação dos estudantes. “Ressaltamos que tivemos a adesão de 100% das escolas do Estado do Tocantins, onde 98% dos alunos participaram. E este ano, que já teve a primeira etapa aplicada neste mês, também tivemos estes números”.
A superintendente da SRE Guaraí, Priscilla Arataque Lomazzi, participou da cerimônia e frisou que a matemática é desafiadora, mas que é esse desafio que a impulsiona a buscar soluções criativas. “Cada um de vocês que se destaca aqui representa a capacidade de superar obstáculos, e ao receberem estas medalhas, não estão apenas sendo premiados por um desempenho excepcional, mas também pelo comprometimento com o aprendizado. Também quero agradecer aos professores, que orientaram e inspiraram os alunos a chegar até aqui. Parabéns a todos! Estamos muito orgulhosos de cada um de vocês”.
Premiação:
Estudantes do Tocantins têm sido reconhecidos com medalhas e menções honrosas na OBMEP, em diversas edições, como na 19ª edição, com premiações para alunos, escolas e professores. Os alunos receberam medalhas de ouro, prata, bronze, ou um certificado de menção honrosa, e escolas e professores receberam certificado de menção honrosa e de homenagem. Na etapa Regional Guaraí, os medalhistas foram:
Alanny Maria Cunha Ferreira, da Escola Estadual Arlinda Rosa, com as medalhas de bronze na Nacional e Prata na Regional;
João Vitor Cordeliquo de Aristeu, do Colégio Estadual Archangela Milhomem, com medalhas de bronze na Nacional e Ouro na Regional;
Maria Fernanda de Oliveira Milhomem, do Colégio Estadual Archangela Milhomem, com medalhas de bronze na Nacional e Ouro na Regional;
Vitória Jhiuliana da Silva Sanches, do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda, com a medalha de bronze e certificado de Menção Honrosa na Regional.
Também foram medalhistas os estudantes: Paulo Fernandes Santos Freitas, Diogo Veras Gomes e Warley da Costa Silva, da rede Municipal de Ensino de Couto Magalhães, da Escola de Campo Senador João Ribeiro.
As unidades escolares: Archangela Milhomem e Escola de Campo Senador João Ribeiro, receberam certificados de Menção Honrosa. Os professores Ranivan Mendes de Sousa e Jariomar de Araújo Sobrinho, certificados de homenagem pela contribuição à formação matemática de seus alunos e por seu desempenho na Olimpíada.
OBMEP
A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e visa estimular o estudo da Matemática. Com o objetivo de identificar e formar novos talentos na área, além de promover a reflexão sobre o ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas públicas do Brasil.
Medalhistas da OBMEP têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsas de estudo e fortalece o currículo dos estudantes.
O sucesso dos estudantes é resultado da dedicação dos alunos e do acompanhamento de professores de Matemática, que muitas vezes desenvolvem projetos de estudo e grupos para incentivar a participação na olimpíada.