A recondução de Cledson Lima à presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) garante a continuidade de uma gestão que apresenta resultados expressivos em todas as áreas de atuação do órgão e amplia as perspectivas de avanços na execução da política ambiental do Tocantins, garantindo que ações como o aumento das análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a revisão dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e a melhoria da infraestrutura do órgão sigam em plena execução.
Nomeado na terça-feira, 9, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), pelo governador em exercício, Laurez Moreira, o presidente Cledson Lima foi reconduzido ao cargo que ocupa desde janeiro de 2025.
Com a permanência de Cledson Lima à frente do Naturatins, o órgão mantém o ritmo de modernização e avanços na gestão ambiental do Tocantins. “A recondução à presidência do órgão nos possibilita dar continuidade aos avanços que iniciamos desde janeiro. Seguiremos fortalecendo nossas políticas de proteção ambiental e ampliando os resultados em todas as áreas do órgão, consolidando uma gestão eficiente e comprometida com a preservação e o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Produção e proteção ao meio ambiente podem e devem andar juntos”, ressaltou o presidente Cledson Lima.
Um dos principais destaques da gestão é o avanço no CAR. O processo de regularização ambiental dos imóveis rurais no Estado deu um passo importante com a ampliação das análises, registrando aumento expressivo de 42,41% em relação ao primeiro semestre de 2024. Para sustentar essa evolução, o Naturatins investiu em infraestrutura e recursos humanos. Foram adquiridos computadores de última geração, com alta capacidade de processamento gráfico e armazenamento, voltados ao uso de sistemas geoespaciais fundamentais para a análise técnica dos cadastros.
Além disso, novos servidores públicos foram contratados e passaram por capacitações em geoprocessamento, legislação ambiental e sistemas de apoio ao licenciamento.
A retomada do contrato para o desenvolvimento do módulo de análise automatizada do CAR também é considerada um avanço fundamental, possibilitando a triagem mais ágil e eficiente dos cadastros.
Outro avanço importante da gestão é a revisão dos Planos de Manejo das APAs, Unidades de Conservação de uso sustentável. Entre os principais destaques está a APA Ilha do Bananal/Cantão, com o Plano de Manejo em processo de revisão por meio de convênio com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (ADSTO), beneficiando os nove municípios que compõem a APA.
Além disso, foi realizada a primeira audiência pública da APA Nascente do Araguaia, em Araguaína, e o diálogo com municípios de Peixe e São Salvador para viabilizar a elaboração dos Planos de Manejo das APAs Lago de Peixe/Angical e Lago de São Salvador por meio de consórcios municipais. As APAs Jalapão e Santa Isabel, consideradas prioritárias, seguem nas etapas iniciais de revisão, com os Termos de Referência em análise pela equipe técnica.
Perfil do presidente
Cledson da Rocha Lima é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), 2008. Possui ainda especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUJ (2009); pós-graduação em Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2019; e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, também pela FGV (2020).