Raphinha se despediu da Champions League 2024/25 nesta terça-feira, por causa da derrota do Barcelona para a Inter de Milão por 4 a 3 na semifinal. Mas o atacante brasileiro pode ter algo a comemorar: ele deve terminar a competição como um dos artilheiros. Além disso, igualou um recorde impressionante de Cristiano Ronaldo.
Raphinha fez um dos gols do Barça nesta derrota para a Internazionale no San Siro. Com isso, chegou a um total de 13 nesta Champions. Só ele e Guirassy, do Borussia Dortmund, somam tantos gols na competição. E ambos não disputarão a finalíssima do torneio, no dia 31 de maio, na Allianz Arena, em Munique.
Dois jogadores ainda podem alcançar esses 13 gols: o argentino Lautaro Martínez, que está classificado para a decisão; e o francês Dembélé, que entra em campo nesta quarta pelo Paris Saint-Germain, para enfrentar o Arsenal. O PSG venceu o jogo de ida por 1 a 0. Porém, é pouco provável que eles consigam, dada a diferença para o brasileiro.
Artilheiros da Champions League 2024/25:
- Raphinha (Barcelona) – 13 gols
- Guirassy (Borussia Dortmund) – 13 gols
- Harry Kane (Bayern de Munique) – 11 gols
- Lewandowski (Barcelona) – 11 gols
- Lautaro Martínez (Inter de Milão) – 9 gols
- Dembélé (Paris Saint-Germain) – 8 gols
O atacante do Barça chegou a 21 participações diretas em gols (13 dele mesmo mais oito assistências) numa única edição da Liga dos Campeões, em 14 jogos. Ele igualou o recorde de Cristiano Ronaldo (17 gols mais quatro assistências), pelo Real Madrid em 2013/14, em 11 partidas.
Na temporada como um todo, Raphinha soma 32 gols e 23 assistências em 53 jogos pelo Barça. Isso dá 55 participações diretas em gols pelo time espanhol em 2024/25. Número que nem Rivaldo, Ronaldo Fenômeno ou Neymar conseguiram atingir num único ano de Barcelona.
O Barcelona agora volta as suas atenções para a disputa da La Liga, totalmente. O time de Raphinha tem pela frente no próximo domingo o clássico contra o Real Madrid, em briga direta pela liderança. O Barça tem 79 pontos, quatro a mais do que o rival. Depois disso, encerra a temporada com mais dois jogos por La Liga: contra o Espanyol, no dia 15 de maio, e contra o Villarreal, no dia 18.