Compete a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizar as operações de Verificação Periódica e Pós Reparo em radares fixos e móveis de trânsito. A ação atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.
Durante essa semana, a equipe técnica da área de Instrumentos está realizando a Verificação Periódica e Pós-Reparo em 13 equipamentos (radar fixo e radar misto) na cidade de Araguaína e nas rodovias da região norte do Estado.
O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias e rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e, se estão de acordo com o verificado Inmetro.
De acordo com o presidente da AEM, Paulo Sidnei, a ação atesta a confiabilidade do instrumento de medição e, consequentemente, contribui com a segurança no trânsito. “Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via. As velocidades permitidas nas rodovias são calculadas com base em diversos fatores, em especial a segurança dos usuários, por isso é fundamental que os equipamentos estejam em pleno funcionamento”, destaca o presidente.
Testes Metrológicos para Verificação de Instrumentos
Para aferir os radares, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.
Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.
Vale ressaltar que, para o funcionamento, os radares devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.
Serviço – equipamentos a serem aferidos
14/10/25 – Terça-feira – Araguaína
08h30-Av. Santos Dumont, cruzamento com a Rua F – St. George Yunes (Sentido Leste)
09h-30Av. Tibúrcio J. Dantas, cruzamento com Av. Cônego João Lima – St. Urbanístico (Sentido Leste)
10h30-Av. Marginal Neblina, Chácara 493 – St. George Yunes
14h30-Av. Santos Dumont n° 1.415 – St. Aeroporto (Sentido Leste)
15h30-Av. Cônego João Lima n° 1.055 – Vila Rosário (Sentido Noroeste)
15/10/25 – Quarta-feira – Araguaína e Rodovias
10h00-Av. Filadelfia – em frente a futura sede do Samu (Sentido Leste/Oeste)
16h30-TO-222 Km 114
16/10/25 – Quinta-feira –Rodovias
10h00-TO-134 Km 129,8
14h00-TO-134 Km 122,6
16h30-TO-010- Km 709