O brasileiro Adolpho Veloso venceu neste domingo (4/1) a categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem. A conquista reforçou a força do trabalho do diretor de fotografia nesta temporada de premiações, já que ele pode ser laureado em outras premiações. Ele também já aparece na pré-lista do Oscar com a produção.
O longa Sonhos de Trem, estrelado por Joel Edgerton, acompanha a história de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século 20, que enfrenta luto e isolamento em meio à transformação dos EUA com a industrialização e a chegada das ferrovias. A produção está disponível na Netflix.
Na categoria de Melhor Fotografia do Critics Choice, Adolpho Veloso desbancou grandes nomes da fotografia cinematográfica em produções de destaque como: Claudio Miranda (F1), Dan Laustsen (Frankestein), Łukasz Żal (Hamnet), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
Quem é Adolpho Veloso?
Antes de chamar a atenção em Hollywood, Veloso construiu uma carreira sólida como Diretor de Fotografia em produções como Rodantes (2021), El Perfecto David (2021) e da minissérie Mosquito (2020).
Ele também trabalhou em projetos internacionais, como a série Becoming Elizabeth e o curta American Cancer Story. Além do cinema e da TV, também atuou como diretor de fotografia em videoclipes, incluindo Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove.
Internacionalmente, ele começou a trabalhar em produções dos EUA no filme Jockey (2021), que assim como Sonhos de Trem foi dirigido por Clint Bentley. A parceria dos dois teve início após a participação de Veloso no documentário On Yoga, que chamou a atenção do cineasta.
Nas redes sociais, Adolpho compartilha várias postagens sobre o trabalho. O Instagram dele, por exemplo, está tomado de vídeos e fotos de Sonho de Trem.
Após a vitória, ele inclusive compartilhou uma foto segurando o prêmio do Critics Choice e uma foto ao lado de Wagner Moura, indicado como Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante por Ladrões de Drogas, com a legenda: “Nada mais importa”.






