O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi a Vinhedo (SP) para acompanhar os trabalhos relativos à queda do avião da Voepass, ocorrida no início da tarde desta sexta-feira (9).
O ministro foi o principal representante do governo federal no local e está abastecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com informações atualizadas sobre o caso.
“Falei com ele agora há pouco e relatei todo o trabalho que está sendo feito conjuntamente com o governo do Estado de São Paulo e Paraná”, disse Costa Filho à CNN.
Agora é foco na retirada dos corpos, total apoio aos familiares e trabalhar para o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) identificar os motivos da queda do aviãoSilvio Costa Filho
Ao todo, 61 pessoas morreram, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. O voo saiu de Cascavel (PR) e tinha Guarulhos (SP) como destino.
Costa Filho esteve em Vinhedo acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Os três falaram à imprensa na cidade.
O ministro falou com Lula assim que soube do acidente e reforçou um apoio recíproco entre o governo federal e os governos estaduais. Ele também prestou solidariedade às famílias das vítimas e comentou sobre os órgãos envolvidos nas investigações.
O presidente Lula soube da queda do avião em meio a um evento em Itajaí (SC). Ele pediu que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Mais tarde, a Presidência da República decretou luto de três dias. Lula retornou a Brasília no final da tarde desta sexta.