O filme “Ainda Estou Aqui” conquistou uma indicação histórica para o Brasil nesta quinta-feira (23). Além das indicações a Melhor Filme Internacional e a Melhor Atriz, a produção de Walter Salles garantiu ao país sua primeira indicação na categoria de Melhor Filme.
No entanto, a produção internacional não é a única a concorrer ao prêmio máximo na edição de 2025. “Emilia Pérez“, representante da França, também disputa na mesma categoria.
No histórico do Oscar, especialmente nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum que filmes estrangeiros sejam indicados em ambas as categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Mas qual é a diferença entre essas categorias?
Qual é a diferença entre Melhor Filme e Melhor Filme Internacional?
O prêmio de Melhor Filme é amplamente considerado o mais prestigiado do Oscar, destacando o longa-metragem mais relevante de um ano competitivo. Desde a sua criação, em 1929, o prêmio é destinado aos produtores do filme vencedor e é a única categoria em que todos os membros da Academia têm o direito de indicar e votar na escolha final.
Geralmente, é o último prêmio da noite, representando o ponto alto da cerimônia. Até agora, 601 filmes foram indicados na categoria de Melhor Filme, dos quais 96 conquistaram a estatueta.
Já o prêmio de Melhor Filme Internacional é destinado a longas-metragens produzidos fora dos Estados Unidos, cujos diálogos predominem em um idioma diferente do inglês. Ao contrário de outras categorias da Academia, este prêmio não é atribuído a uma pessoa em particular.
Embora o diretor e, ocasionalmente, o elenco subam ao palco para receber a estatueta, o prêmio é considerado uma homenagem ao país responsável por submeter o filme.
O que uma produção precisa para ser indicada a Melhor Filme?
A Academia, por se tratar da entidade responsável pela premiação mais prestigiada do cinema, estabelece uma série de critérios rigorosos que devem ser seguidos para que as produções submetidas sejam consideradas elegíveis.Play Video
Conforme as regras, para serem elegíveis, os longas-metragens deste ano devem ter sido exibidos em uma sala de cinema comercial localizada em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Além disso, é obrigatório um período mínimo de exibição de sete dias consecutivos no mesmo local, e os filmes devem ter duração superior a 40 minutos.
A organização ainda estabelece requisitos técnicos, como padrões específicos de qualidade de som e imagem, entre outras especificações que devem ser rigorosamente atendidas.
O que uma produção precisa para ser indicada a Melhor Filme Internacional?
Os procedimentos são bastante semelhantes, mas, para que um filme internacional seja elegível, ele precisa ser previamente selecionado pelo seu país de origem e seguir as normas da premiação.
Entre as exigências, além das mesmas exigidas para o prêmio de Melhor Filme, estão a obrigatoriedade de exibição tanto no país de origem quanto nos Estados Unidos dentro de um período determinado, além da predominância de diálogos no idioma original.
É possível concorrer aos dois prêmios na mesma edição?
Sim, é possível. Nos últimos anos, aliás, tem sido cada vez mais comum ver produções indicadas a ambos os prêmios, como “A Zona de Interesse” (2023), “Anatomia de uma Queda” (2023), “Nada de Novo no Front” (2022), “Drive My Car” (2021), entre outras.
É possível ganhar os dois prêmios na mesma edição?
Sim, também é possível. No entanto, em 96 edições, apenas “Parasita” conseguiu a proeza de vencer ambos os prêmios, além de ser o primeiro filme não em inglês a conquistar o Oscar de Melhor Filme.
O Oscar 2025 vai anunciar seus vencedores em 2 de março.